sexta-feira, 22 de abril de 2011

Páscoa mistura Bíblia a rituais pagãos

Principal festa do calendário cristão, Páscoa mistura Bíblia a rituais pagãos
Troca de ovos, comum no período, é a adaptação de um ritual pagão. Católicos, evangélicos e judeus fizeram mudanças em sua forma de comemorar a ressurreição de Jesus Cristo


Peixe no prato dos católicos, ervas amargas e cordeiro no cardápio dos judeus, uma missa com todas as luzes do templo apagadas e cada fiel segurando uma vela para os católicos ortodoxos e a recomendação de repensar práticas e ações para os evangélicos. A Páscoa é celebrada de diversas maneiras pelas diferentes religiões, e significa a ressurreição de Jesus Cristo.

No dia santo mais importante da religião cristã, muitos utilizam até mesmo rituais pagãos, como a tradição de trocar ovos de chocolate, que não aparece na Bíblia mas foi herdada de povos que adoravam Ostera, a deusa da Primavera, na Idade Média.


A comunidade judaica, por exemplo, segue à risca o Velho Testamento e atribui às festividades somente a libertação de seu povo. Os cristãos têm na ressurreição de Cristo o principal motivo para comemorar a data. Algumas denominações evangélicas concentram suas comemorações no domingom com cultos e consumo de ervas amargas também.

Outras celebram partilhando pão e vinho. É assim na igreja Presbiteriana do Brasil comandada pelo pastor Ronildo Soares. Ele explica que na igreja em que prega não existe uma característica específica de comemoração e que algumas denominações realizam a Páscoa todas as semanas. "Quando você reparte o pão e toma o cálice, de certa forma você está comemorando a páscoa. Essa frequência varia de igreja para igreja. Aqui é uma vez por mês", explica.


Sobre o jejum (proibição de comer carne vermelha no período da Páscoa ou realizar a Quaresma), o pastor diz que os fiéis têm liberdade para escolher. "Em relação a isso, a igreja não impõe restrições. Nosso esforço é mais espiritual. Temos sempre que repensar algumas práticas e ações, além de orar sempre", relata.

O teólogo e professor de Filosofia Vitor Rosa Nunes reforça que a Páscoa comemorada no dia 24 de abril é cristã, e que muitas especificidades do período são características católicas. "A ênfase destas celebrações ao longo da semana, principalmente na quinta-feira santa, na sexta-feira da paixão e no sábado da vigília, além do próprio domingo de páscoa, são específicos da igreja católica", pondera.

Sobre a comemoração entre os judeus, o professor Vitor Rosa destaca algumas características próprias deste povo. "O consumo de ervas amargas, de carne de cordeiro, do vinho, além de outras práticas. Existe todo um ritual celebrativo a maneira judaica", explica.

As origens, é bom lembrar, estão na festa hebraica chamada de Pessach, palavra que significa "passagem". Diferentemente do cristianismo, o judaísmo não celebra a ressurreição de Cristo, mas a história da libertação dos judeus da escravidão no Egito contada no Antigo Testamento. Apesar da diferença de significado, o nome da festa cristã é semelhante ao da judia porque a Paixão aconteceu na mesma época em que se comemorava a Pessach, mas elas dificilmente caem na mesma data. Jantares marcam as duas primeiras das oito noites da celebração dos judeus.

A data em que a Páscoa é comemorada ficou definida no primeiro concílio de Niceia, no ano de 325 d.C, onde a celebração seria no primeiro domingo após o aparecimento da lua cheia, na estação da primavera no hemisfério norte e no outono no sul.



A Páscoa em várias línguas:

     Alemão - Ostern
     Árabe - (Idcrisdutividade u l-Fi)
     Basco - Bazko
     Catalão - Pasqua
     Espanhol - Pascua
     Esperanto - Pasko
     Finlandês - Pääsiäinen
     Francês - Pâques
     Friulano - Pasche
     Georgia- (Aghdgoma)
     Húngaro - Húsvét
     Inglês - Easter
     Irlandês - Cáisg
     Islandês - Paska
     italiano - Pasqua
     Japonês - (Isuta)
     Latim - Pascha ou Festa Paschalia
     Letão - Lieldienas
     Neerlandês - Pasen
     Norueguês - Påske
     Polonês - Wielkanoc
     Português - Páscoa
     Romeno - Pasti
     Sueco - Påsk
     Turco - Paskalya
LEONARDO QUARTO - GAZETAONLINE

Nenhum comentário:

Postar um comentário