domingo, 17 de abril de 2011

Musicoterapia. Tratamento à base de música ajuda no tratamento de pacientes com depressão

Imagine superar dores crônicas com a ajuda da música. Esse é o objetivo da musicoterapia, oferecida há 16 anos pelo Centro de Reabilitação Física da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) do Espírito Santo como um dos meios de reabilitar e reinserir pacientes na sociedade, garantindo mais qualidade de vida.A música alegra, apaixona, levanta a autoestima e ainda é capaz de auxiliar no tratamento da depressão. A doença que afeta milhares de indivíduos em todo mundo tem uma terapia complementar comprovada com a música, segundo estudo Sueco. 

"Ela causa bem-estar físico e mental nas pessoas e seus benefícios deveriam ser mais bem explorados no tratamento", enfatizam os pesquisadores, liderados por Vera Brandes. Para chegar ao resultado, foram ouvidos três grupos. Homens e mulheres, de idades variadas, que integram tipos de musicoterapia, ouvindo estilo clássico e outra na qual as músicas não eram interrompidas, e o terceiro grupo era o de controle. 

Os grupos testados com musicoterapia em comparação ao grupo de controle, tiveram resultado mais positivo. "Baseados nos possíveis efeitos neurofisiológicos e neuroquímicos, a musicoterapia, como observamos nesse estudo piloto, parece estar associada a uma maior redução de sintomas depressivos quando está associada a outras terapias tradicionais, e pode representar um potencial tratamento complementar para a condição", concluem os autores.

Para a tutora do Portal Educação, psicóloga Denise Marcon, a pesquisa é muito interessante tendo em vista que a musicoterapia vem agregar uma nova alternativa de tratamento para a depressão. "Esse estilo de terapia pode apresentar aos pacientes mais perspectivas de cura e melhor qualidade de vida já que a música está ligada aos sentidos e eles podem ser aflorados", diz Marcon.

Para os pesquisadores, estudos mais aprofundados, são necessários para que seja possível entender os mecanismos que levam a esses benefícios observados.

Música auxilia no tratamento de AVC

Médicos da Universidade de Helsinque, na Finlândia, afirmam que ouvir música auxilia a recuperação de pacientes que sofreram um acidente vascular cerebral (AVC). De acordo com os autores do estudo publicado na revista Brain, esse hábito melhora a atenção e a memória.
Os especialistas acompanharam cerca de 60 vítimas de AVC submetidas a tratamento de reabilitação logo que receberam alta do hospital. Os participantes foram divididos em grupos que ouviam música diariamente, escutavam histórias gravadas e recebiam o tratamento convencional. Após três meses, os pacientes submetidos ao estímulo musical apresentaram 60% de melhora na memória verbal. A atenção e a capacidade de resolver problemas tiveram progresso de 20% entre esses participantes.
Os médicos destacaram ainda que vítimas de AVC expostas à música têm melhor estado psíquico e menos depressão. Para obter esses desempenhos, os cientistas afirmam que o tratamento deve ser iniciado precocemente, evitando que as funções cerebrais se adaptem após o derrame.
Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário