segunda-feira, 18 de abril de 2011

Música homenageia filha falecida de Roberto Carlos


"Ana", que tem versões em português e italiano, está no álbum "Roberto Carlos"



foto: Thiago Lontra/Agência O Globo

Muito abatido, Roberto Carlos participou ontem da missa de um ano da morte de sua mãe

A filha mais velha de Roberto Carlos, Ana Paula Braga, já tem uma música em sua homenagem, assim como a mãe do cantor ("Lady Laura") e a falecida esposa Maria Rita ("Amor Sem Limite"). Ana Paula, que morreu na madrugada do último sábado após um mal súbito, teria inspirado o título da música "Ana", composta pelo Rei em 1970.

O irmão de Ana Paula, Dudu Braga, trouxe o assunto à tona ao publicar no Twitter a seguinte mensagem: "Gostaria de agradecer o carinho de vocês nesse momento de dor e dizer q o paizão fez uma música para ela que se chama Ana, uma linda homenagem!".

A assessoria do cantor não confirmou a informação de que a música seria uma homenagem a Ana Paula. No entanto, admitiu que a letra é realmente do Rei, em parceria com Erasmo Carlos.



A composição, que também tem uma versão em italiano (Anna), é a faixa de abertura do álbum "Roberto Carlos", de 1970. No mesmo disco, lançado pela gravadora CBS, foram gravados sucessos como "Jesus Cristo" e "Meu pequeno Cachoeiro".



O historiador Paulo César de Araújo, autor da biografia "Roberto Carlos em Detalhes", relata em sua obra a seguinte declaração de Roberto Carlos a respeito dessa música: "Ana Paula, minha filha, não tem nada com a história, mas o título foi uma homenagem a ela. É uma das minhas canções favoritas".

No mesmo livro, o Paulo César de Araújo revela que a filha adotiva foi a inspiração para que Roberto aceitasse participar do Festival de Música da Record no ano de 1968, defendendo a canção "Madrasta", composta por Renato Teixeira (autor de "Romaria").

Filhos
De certa forma, a letra exprimia a situação que ele vivia após ter registrado Ana Paula como sua filha. Na época, mulheres desquitadas como Nice, mãe de Ana Paula, não eram bem vistas na sociedade. Como ainda não existia o divórcio no Brasil, Roberto se casou com Nice no Uruguai em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia.

Em 1972, o Rei gravou "Quando as crianças saem de férias", dedicada aos filhos. Dez anos depois, quando já estava separado de Nice, ele gravou a canção "Fim de semana", que fala das suas visitas aos filhos.

Ontem, com aparência abatida, o cantor participou da missa de um ano da morte da mãe, Laura Moreira Braga. A cerimônia foi realizada na Igreja Nossa Senhora do Brasil, na Urca, Zona Sul do Rio. Lady Laura, como era conhecida, morreu no dia 17 de abril de 2010, aos 96 anos, vítima de insuficiência respiratória.

Nova data de show será divulgada hoje

A produção do show de Roberto Carlos deverá informar hoje se a apresentação irá ocorrer em nova data. O show, previsto para terça-feira, quando o cantor completa 70 anos, foi adiado em função da morte de sua filha mais velha. Também serão divulgados hoje os procedimentos para quem quiser o dinheiro do ingresso de volta.



Rachel SilvaA Gazeta



Um comentário:

  1. O casamento de Roberto Carlos com Nice foi em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, e não no Uruguai.

    ResponderExcluir