sexta-feira, 15 de abril de 2011

Maçã ajuda a perder peso, retarda o envelhecimento e diminui os efeitos da menopausa

A maçã é rica em fibras, antioxidantes e minerais. Por isso, ajuda a perder peso, retarda o envelhecimento das células, diminui os efeitos da menopausa e ainda tem poucas calorias


Aprenda a escolher e guardar direitinho essa fruta para preservar esses benefícios todos.

Escolha a maçã que tiver cabinho. "Tirou o cabinho, você causou um estresse no fruto e ele vai amadurecer mais rápido", explica Gustavo Costa Almeida, agrônomo.

Na hora de comprar, preste atenção na casca. Brilho é bom sinal, as maçãs mais opacas ou foram muito tocadas ou perderam água e estão secas.

Na fruteira, em local fresco, ela dura até sete dias, mas cuidado: a maçã libera bastante gás etileno, responsável pelo amadurecimento de frutas e hortaliças. "Se você deixar a maçã perto de um brócolis, o brócolis vai ficar amarelo. Perto de outras frutas, como o kiwi, como a uva, elas também vão perder mais rápido. Guarde a maçã na gaveta na parte de baixo da geladeira dentro de um saquinho plástico furadinho pra possibilitar que ela respire", explica o agrônomo.


Uma maçã tem em média sessenta calorias e muitos benefícios. "Existe um ditado inglês muito antigo que diz que uma maça por dia afasta o doutor e é verdade. Tem antioxidantes que ajudam a combater o câncer", afirma Diana Coulon, nutricionista.

A fruta também tem o boro, um mineral que ajuda na absorção do magnésio e do cálcio dos outros alimentos. "Mulheres na menopausa que tem tendência maior a desenvolver osteoporose e muito importante consumi-la. Ajuda em tratamentos pra celulite, em tratamentos para a obesidade", diz a nutricionista.

A pectina, uma das fibras da maçã, também ajuda a emagrecer porque regulariza o intestino, diminui a absorção de gordura dos alimentos e da glicose no sangue.

Atenção: "A casca é onde tem mais fibras e onde tem mais antioxidantes. A partir do momento que você corta uma fruta ou tira a casca você já começa a perder os antioxidantes e os minerais e algumas vitaminas principalmente a Vitamina C", afirma Diana.


Benefícios do boro encontrado na maçã
O boro é um mineral muito importante para manter a saúde dos ossos e de várias outras estruturas. Os benefícios do consumo do boro são:


  1. Manter os ossos fortes, jovens,
  2. Prevenir a osteoporose,
  3. Ajuda a absorver a vitmanina D,
  4. Diminuir as dores menstruais,
  5. Evitar a perda de cálcio e de outros minerais,
  6. Ajuda a prevenir anomalias durante o crescimento,
  7. Diminuir o risco de artrite reumatóide,
  8. Ajuda a regular a pressão arterial,
  9. Ajuda a diminuir o colesterol.      
Além da maçã, o boro pode ser encontrado nos seguintes alimentos: broto de alfafa, soja, alface, ervilha, repolho, tâmara, uva-passa, amendoim, ameixa.


Aprenda a fazer um bolo de maçã

Ingredientes:

- 3 maças com casca e semente
- 3 ovos
- ½ xícara de óleo
- 2 xícaras de açúcar
- 2 xícaras de farinha de trigo
- 1 colher e sopa de canela em pó
- 1 colher de sopa de fermento

Modo de preparo:

Corte a maça com casca e semente em pedaços. Bata no liquidificador com os três ovos, o açúcar e o óleo.

Coloque a mistura do liquidificar numa travessa e adicione o fermento, a farinha de trigo e a canela. Misture até ficar uma massa consistente e homogênea.

Disponha a massa numa forma antiaderente. No forno pré-aquecido a 180ºC, asse por 35 minutos.

Para decorar, polvilhe açúcar com canela em pó e em pau.

G1 

Nenhum comentário:

Postar um comentário