quinta-feira, 28 de abril de 2011

Encontrada substância no feijão-de-corda capaz de tratar câncer de mama

Feijão-de-corda pode ser 'arma' contra câncer de mama, mostra pesquisa
Substância da planta mata célula cancerígena sem afetar sadias.
Cientistas da UnB descrevem descoberta em publicação internacional.

Cientistas da Universidade de Brasília (UnB) encontraram uma substância no feijão-de-corda capaz de tratar o câncer de mama. A descoberta pode ser o ponto inicial para um medicamento que reduza os efeitos colaterais da quimioterapia e da radioterapia.
Plantação na Estação Biológica da Universidade de Brasília (Foto: Divulgação)

Segundo o estudo, molécula encontrada no grão – chamada BTCI – mata as células cancerígenas sem afetar as sadias. “Ela causa a fragmentação do material genético e altera outras organelas citoplasmáticas das células do câncer”, disse a pesquisadora Sônia Freitas, uma das responsáveis pela descoberta.

Instituto do Câncer de SP apresenta ultrassom capaz de destruir tumores
A pesquisa durou quatro anos e foi divulgada na revista "Cancer Letter", publicação internacional sobre descobertas relacionadas à doença. O método utilizado foi o da observação in vitro, em que linhagens de células cancerígenas foram expostas à BTCI.

Os testes em humanos e o desenvolvimento do novo tratamento devem acontecer nos próximos anos. “Provavelmente será um tratamento via oral ou endovenoso, já que a substância é consumida naturalmente pela população”, disse a pesquisadora.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer, por ano, a doença afeta 49 em cada 100 mil pessoas no Brasil. A região Centro-Oeste é a terceira com maior número de casos, em que a proporção é de 38 mil para cada 100 mil.


Do G1 DF

Nenhum comentário:

Postar um comentário