quarta-feira, 13 de abril de 2011

Cruzeiro é multado por manifestações de homofobia de sua torcida em jogo de vôlei

RIO - O time de vôlei Cruzeiro/Sada foi multado pelas manifestações ofensivas de sua torcida contra o jogador Michael, do Vôlei Futuro, no dia 2 de abril, em Contagem. Na ocasião, torcedores gritaram "bicha" para o atleta, que assumira publicamente sua homossexualidade. As provocações foram interpretadas como discriminatórias. O Cruzeiro/Sada terá que pagar R$ 50 mil de multa e, caso haja reincidência, segundo informou o presidente da comissão disciplinar do Tribunal de Justiça Desportiva da modalidade, Wanderley Rebello, o valor poderá atingir o montante máximo estipulado, que é de R$ 100 mil.

As manifestações da torcida cruzeirense feriram o artigo 243-G do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, que trata da discriminação. O clube anunciou que fará campanha de conscientização junto à sua torcida. Os advogados do Cruzeiro alegaram que não havia como controlar o público e que Michael só teria revelado sua condição sexual dias depois do evento. Mas não convenceram o tribunal.

A advogada do Vôlei Futuro, Miriam Simões, não ficou satisfeita com a punição ao Cruzeiro. Ela pretendia que a denúncia fosse feita em outro artigo do CBJD, que punisse o clube infrator com perda do mando de campo na próxima partida. O procurador O procurador Fábio Lira, porém, optou por enquadrar o Cruzeiro num artigo mais brando, cuja pena seria a multa. E também não aceitou incluir o Vôlei Futuro como terceiro interessado no processo, além de não ter acolhido queixas sobre superlotação e falta de segurança na partida em Contagem.

- O preconceito venceu - disse a advogada do Cruzeiro. - Vamos estudar entrar com recurso com relação às negativas que tivemos no tribunal, mas realmente estamos descrentes - admitiu.

O jogo das ofensas ao meio de rede Michael foi o primeiro da semifinal entre Cruzeiro /Sada e Vôlei Futuro. O Cruzeiro venceu por 3 a 2. Na segunda partida, em Araçatuba (SP), deu Vôlei Futuro pelo mesmo placar. A terceira e decisiva partida está marcada para Contagem novamente, na próxima sexta-feira.

Em Araçatuba, no segundo jogo da semifinal, os colegas de time de Michael fizeram um desagravo ao jogador e homenagearam a diversidade sexual .

O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário