domingo, 3 de abril de 2011

10 teorias reprovadas sobre educação


As lições que as escolas precisam aprender

Aumentar salário de professores e encher alunos de informação não melhora a escola; é preciso rever ideias




É um mito achar que simplesmente aumentar o salário dos professores vai trazer melhoria na qualidade da educação. Não que eles devam ganhar pouco, pelo contrário. Mas acreditar que o número no contracheque vai ter impacto direto nas notas das crianças e adolescentes é minimizar muito o assunto.

"Sem plano de carreira, formação inicial adequada, formação continuada e boas condições de trabalho não há impacto na qualidade da educação. Por outro lado, sem um bom salário inicial não é possível atrair os melhores talentos para a escola", analisa Mozart Neves Ramos, conselheiro do Movimento Todos Pela Educação.

Achar que escola é lugar de aprender e, portanto, quanto mais informação melhor também é um erro. Afinal, os especialistas são unânimes em afirmar que o currículo brasileiro está cheio demais. Em outros países, há menos disciplinas obrigatórias ou uma formação vai voltada para a profissionalização, por exemplo.

Também não basta atribuir o aprendizado às características pessoais dos alunos. Até a vantagem que os meninos tinham em relação às meninas em Matemática está acabando. Dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) mostram que, de 1995 a 2007, a distância entre o desempenho por gênero caiu em todas as séries.


Leia mais em: http://gazetaonline.globo.com/_conteudo/2011/04/noticias/a_gazeta/dia_a_dia/815663-10-mitos-da-educacao.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário