segunda-feira, 25 de abril de 2011

10 Coisas Que Vale a Pena Saber Sobre Câncer - Fatos e Estatísticas 2011

O câncer é hoje a principal causa mundial de morte, a cada ano milhões de pessoas morrem de câncer. Em 2004, estatísticas mostraram 7,4 milhões de mortes a nível mundial, em 2007 foi de 7,9 milhões e em 2010 foi o primeiro lugar nas causas de morte com mais de 8 milhões de mortes em todo mundo. 13,5% de todas as causas de mortes a nível mundial. O câncer é a doença na qual grupos de células começam um crescimento descontrolado e formam um tumor. Esta doença pode ser suspeitada por vários sintomas. Fumar e beber álcool em excesso são uma das principais causas de câncer no mundo. O câncer de mama é a forma mais comum. E existem mais de 100 tipos de câncer.
  • ·        Câncer é a principal causa de mortes no mundo, com mais de 8 milhões de mortes de 13,5% de todas as causas de mortes a nível mundial 

  • ·        Existem mais de 100 tipos de câncer com o câncer de mama mais comum em mulheres 

·        Nos homens, o maior número de mortes é causado por esses cinco tipos de câncer: pulmão, estômago, fígado, colo-retal e de esôfago.

·        Em mulheres os cinco tipos de câncer que mais matam são: mama, pulmão, estômago, colo-rectal e cervical.

·        Diz-se que em 2030 a morte com o câncer seria quase 12 milhões em todo o mundo, que é grande motivo para se preocupar.

·        Segundo a OMS, 30 por cento dos cânceres podem ser prevenidos pela não utilização do tabaco, a alimentação saudável e com exercício físico

·        Quase 33% dos cânceres podem ser curados se forem detectados em estágios iniciais

·        HPV e HBV (vírus da hepatite) é uma das doenças que causam câncer

·        70 por cento das mortes por câncer são causadas nos países subdesenvolvidos de baixa renda

·        Menos consumo de tabaco diminui em quase 15% das mortes causadas por câncer anualmente


  • O envelhecimento traz mudanças nas células que aumentam a sua suscetibilidade à transformação maligna. Isso, somado ao fato de as células das pessoas idosas terem sido expostas por mais tempo aos diferentes fatores de risco para câncer, explica em parte o porquê de o câncer ser mais freqüente nesses indivíduos.


Leia mais aqui: http://www.inca.gov.br/conteudo_view.asp?id=322


Fonte: tiptopten

Nenhum comentário:

Postar um comentário