sábado, 26 de março de 2011

Solidão pode causar mais males à saúde que obesidade e tabagismo

RIO - A solidão, aquela sensação ruim de ser incompreendido, de não poder contar com ninguém, de estar sozinho no mundo, pode causar mais males à saúde do que a obesidade e o tabagismo, tradicionalmente ligados a problemas cardíacos e cânceres, entre diversos outros problemas. Mas, enquanto os dois últimos são fatores de risco muito bem estabelecidos do ponto de vista médico e aceitos pela sociedade, o isolamento social raramente é analisado, num contexto mais amplo, como potencial detonador de doenças.
Uma nova linha de pesquisa, no entanto, coordenada pelo psicólogo John T. Cacioppo, diretor do Centro de Neurociência Cognitiva e Social da Universidade de Chicago, sugere que somos muito mais interdependentes do que costumamos acreditar. Para Cacioppo, "a necessidade de vínculo social significativo, e a dor que sentimos sem ele, são características definitivas da nossa espécie", moldadas por anos de evolução. Ou seja, o isolamento social involuntário é tão contrário à natureza humana que pode ter um impacto devastador sobre a saúde. Não só do ponto de vista psicológico, mas também físico.

- A solidão está relacionada ao mau funcionamento do sistema imunológico, ao aumento da pressão sanguínea, à elevação dos níveis de hormônios do estresse, a um sono ruim, ao alcoolismo, ao uso de drogas e mesmo a alguns tipos de demência em pessoas mais velhas - afirma Cacioppo, em entrevista a GLOBO. - Os indícios são tantos que a solidão já pode ser considerada um fator de risco para a saúde tão sério quanto a obesidade e o tabagismo.

O maior problema, segundo o cientista, é que a solidão é muito estigmatizada. Ainda mais que o hábito de fumar e o excesso de gordura.

- A solidão ainda é vista pela maioria das pessoas como uma defasagem pessoal ou uma fraqueza - diz o especialista. - E, como há esse estigma, os afetados tendem a negá-la ou ignorá-la. Os que não sentem solidão, por sua vez, tendem a vê-la como um problema dos outros.

E embora não seja necessariamente fácil perder peso ou parar de fumar, há tratamentos fundamentados cientificamente para ambas as condições inteiramente aceitos pela comunidade médica e que já se revelaram eficazes em milhões de casos. Mas a solidão, no entanto, pouca gente sabe como tratar. Não se trata de uma doença propriamente, esclarece Cacioppo. Mas de uma condição intrínseca do ser humano, como a sede e a fome.

No livro "Solidão - A natureza humana e a necessidade de vínculo social" (Ed. Record), escrito com o jornalista William Patrick, o cientista argumenta que o homem evoluiu para maximizar suas chances de sobrevivência por meio da colaboração social. "Como os primeiros humanos tinham mais chance de sobreviver quando se mantinham juntos, a evolução reforçou a preferência por fortes laços, ao selecionar genes que favorecem o prazer da companhia e produzem inquietude quando se está involuntariamente desacompanhado." Em outras palavras, a necessidade humana de companhia está marcada em nossos genes. E, por isso mesmo, é tão vital. Não por acaso, ele cita, até hoje o maior castigo imposto no sistema carcerário é o isolamento na solitária.

A intensidade da dor do isolamento, entretanto, pode variar de pessoa para pessoa. O importante, segundo Cacioppo, é encontrar um ambiente social adequado ao seu grau de sensibilidade.

- Cerca de 50% da capacidade de sentir solidão é hereditária, mas isso não significa que seja determinada pelos genes. Um percentual similar está relacionado a fatores ambientais. O que parece ser hereditário, no entanto, é a intensidade da dor que cada um sente ao se ver socialmente isolado. Há pessoas mais sensíveis e outras menos suscetíveis - diz o cientista. - O importante é estar num ambiente que esteja de acordo com a sua predisposição de sentir a dor do isolamento social. Quem é especialmente sensível deve priorizar o desenvolvimento e a manutenção de relacionamentos de alta qualidade em nome de sua saúde e do bem-estar. [Roberta Jansen - O globo]

Psicólogo dá dicas para superar a solidão
RIO - Se você testou seu nível de solidão e quer mudar sua situação, confira quatro dicas simples e fáceis do psicólogo John T. Cacioppo, da Universidade de Chicago e um dos autores do livro "Solidão, a natureza humana e a necessidade de vínculo social", para superar o problema:

Expanda-se

A retração e a passividade associadas à solidão são motivadas pela percepção de estar sendo ameaçado. Seja capaz de testar outras formas de se comportar sem aquela sensação de perigo. Você precisa de um local seguro para experimentar, e tem que começar aos poucos. Não foque em tentar encontrar o amor da sua vida ou em se reinventar de uma vez só. Brinque com a ideia de tentar pegar doses pequenas da sensação positiva que surge com interações positivas.

Trace um plano de ações

Algumas pessoas se veem à deriva e sem controle de suas vidas. A percepção de que não somos vítimas passivas, de que temos o controle, e podemos transformar nossa situação simplesmente mudando nossos pensamentos, expectativas e comportamentos com relação aos outros podem ter um efeito surpreendentemente poderoso, especialmente em nosso esforço consciente de autorregulação. Outra atitude que nos dá sensação de controle vem do reconhecimento de que temos poder para escolher onde investir nossa energia social. Não é preciso uma mudança enorme para mudar o curso de vida de uma pessoas e seu destino dramaticamente.

Esforços de caridade nos capacitam para nos colocar na cena social com menos medo de rejeição ou abuso, mas até aqui algum critério é necessário. Promover jogos de futebol entre crianças, por exemplo, exige pelo menos um pequeno conhecimento do esporte, mas ser um assistente do técnico requer nada mais do que vontade.

Seleção

A solução para a solidão não é quantidade, mas qualidade de relacionamentos. Conexões humanas precisam ser significativa e satisfatórias para cada pessoa envolvida. Além disso, relacionamentos são necessariamente uma troca e exigem níveis correspondentes de intimidade e intensidade em ambos os lados. Assim, parte da seleção é sentir quais relações são promissoras, e quais seriam inadequadas. A solidão nos deixa muito atentos aos sinais sociais. O truque é ser suficientemente calmo e saber interpretar esses sinais com precisão.

Espere o melhor

Contentamento social pode nos ajudar a ser mais consistentes, generosos e alegres. Isso pode nos tornar mais otimistas, e "esperar a melhor" atitude nos ajuda a projetar o melhor. Cordialidade e boa vontade têm mais chances de gerar as mesmas atitudes por parte da outra pessoa, pois este é o poder da reciprocidade. Com a prática, qualquer um de nós pode receber em troca o que oferecemos ao mundo. Nós temos mais controle sobre nossos pensamentos e padrões de comportamento do que podemos imaginar, mas, novamente, ninguém pode exercer controle total dos relacionamentos interpessoais, mais do que podemos forçar uma resposta imediata e completa na maneira como os outros nos veem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário