sexta-feira, 25 de março de 2011

Presos 6 PMs que balearam menor no AM; 1 está foragido

Prisão preventiva de sete policiais foi decretada pela Justiça na quinta (24).
PMs podem ser expulsos da corporação.

Seis policiais militares, entre eles cinco soldados e um cabo, foram presos após atacarem um adolescente de 14 anos, em Manaus. A agressão ocorreu em agosto de 2010, mas só começou a ser investigada pelo Ministério Público em fevereiro. Na quinta-feira (24), sete policiais militares suspeitos de envolvimento no caso tiveram a prisão preventiva decretada pela Justiça.

Outro soldado, que também teve a prisão decretada na quinta, está foragido, segundo a Secretaria de Segurança Pública. Ele ainda não foi localizado pelas diligências de busca.

As imagens de um circuito de vigilância mostram o momento em que o adolescente é cercado por homens da unidade tática da Polícia Militar. Mesmo desarmado e sem esboçar qualquer reação, ele é baleado.

No início da noite desta quinta-feira, agentes da Corregedoria Geral do Sistema de Segurança Pública do Amazonas deram início ao remanejamento dos policiais presos por Auto de Infração Disciplinar da carceragem do Comando de Policiamento de Área Norte (CPA Norte) para o Batalhão de Guarda da PM, localizado no Monte das Oliveira, onde permanecerão presos, à disposição da Justiça.

A Corregedoria Geral do Sistema de Segurança Pública abriu um inquérito policial militar para apurar a abordagem dos policiais e eles podem ser expulsos da corporação.

O adolescente foi incluído com a família no Programa de Proteção a Testemunhas. A violência policial no Amazonas motivou notas de repúdio da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente.

ENTENDA O CASO
Câmera de segurança flagrou agressão, em agosto de 2010.
Jovem foi atingido por cinco tiros, segundo Procuradoria.


As imagens de um circuito de vigilância
mostram o momento em que o adolescente
é cercado por homens da unidade tática da
Polícia Militar. (Portal G1)
Policiais militares flagrados agredindo um adolescente, em Manaus, foram presos, na quarta-feira (23), por determinação da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas. Uma câmera de segurança filmou o momento em que o jovem era baleado por policiais, em agosto de 2010.

No vídeo, o adolescente, de 14 anos, está sozinho com policiais. Ele é cercado, torturado e atingido por tiros à queima-roupa. Segundo a Procuradoria Geral do Amazonas, o jovem foi atingido por cinco tiros na área do peito. Apesar das As imagens só chegaram ao conhecimento do Ministério Público e das autoridades em fevereiro, quando as investigações foram iniciadas. A família do adolescente foi incluída em um programa de proteção a testemunhas.

Um inquérito policial da Corregedoria Geral do Sistema de Segurança Pública do Amazonas também apura os fatos, segundo a Polícia Militar. Os policiais envolvidos na agressão foram identificados, afastados dos cargos e ficarão presos por precaução até que as prisões preventivas sejam decretadas.

G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário