sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Gênios, que nada! Dedicação garante sucesso no vestibular

Aprovados em várias faculdades revelam que é preciso muito esforço para alcançar objetivo

Para muitos estudantes, conseguir a aprovação no vestibular de uma única instituição de ensino já é motivo de comemoração. Imagine a felicidade de passar em oito de uma só vez. É o que aconteceu com Manoela Dall'Orto Rocha, de 16 anos, moradora de Vitória.

Ela foi aprovada - com boa classificação - em sete universidades federais e uma faculdade particular. A lista inclui Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Federal de Viçosa (UFV), Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Fucape e Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

A escolhida foi a federal de São Carlos, São Paulo, onde ela vai cursar Engenharia Química e a matrícula já está garantida. A receita para o sucesso? Mais de 12 horas de estudo por dia, de segunda a sexta. Folga, só nos finais de semana. Não foi fácil, ela admite, mas valeu a pena.

"Tinha o hábito de alternar o estudo entre as matérias que mais gosto e as que tenho menos afinidade. Também viajo todo ano com minha família para fora do país, e sempre procuro aprender um pouco no local que visito. Para aprender, é preciso se divertir", acredita.

Antes mesmo do início das aulas no curso superior, a adolescente já pensa na pós-graduação. "Pretendo me matricular no curso de alemão. Já falo inglês e acho importante falar outros idiomas. Gostaria de, no futuro, fazer uma pós-graduação no exterior".

Disciplina

Quem também comemora o excelente resultado no vestibular é Angelo Anderson Bettio, 18 anos. Ele passou em cinco universidades, entre elas, a Ufes, e já garantiu a matrícula no curso de Engenharia Elétrica da Universidade Estadual de Campinas.

Ex-aluno do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), onde fez o curso técnico em Eletrotécnica, ele também fez um curso preparatório e acumulou muitas horas de estudo por dia. "Estudava bastante as discursivas e não pensava de forma negativa", ensina.

Outra jovem estudante que teve a chance de escolher entre várias instituições de ensino é Marcela Malheiro Santos, de 16 anos, moradora de São Paulo. Ela foi aprovada em nove cursos de Medicina no país. E já decidiu: vai estudar na Universidade de São Paulo (USP).


"No ano passado, cursava o último período no Ifes, que já é muito trabalhoso, e fazia pré-vestibular. Em casa, estudava das 19 às 23 horas"
Angelo Bettio, 18 anos

"Estudei em tempo integral no terceiro ano: entrava às 7h e ficava em sala de aula até o final da tarde. Depois, continuava na escola, estudando por conta própria"
Manoela Dall'Orto Rocha, 16 anos

A Gazeta - Carla Nascimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário