quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

'Barrados no baile', marco de uma geração, completa 20 anos de lançamento no Brasil

RIO - Há cerca de um mês, uma notícia assustou os fãs de "Barrados no baile": Gabrielle Carteris, que interpretava a enjeitadinha Andrea, completou 50 anos. Na verdade, a agora cinquentona não reflete exatamente a geração dos fãs da série. Graças às artimanhas da televisão, Gabrielle já tinha 29 anos quando interpretou a tímida mocinha de 16. Mas, com idades que variam de 30 a 40 anos, os seguidores mais apaixonados levaram um susto ao constatar: a trama que marcou suas adolescências já completou 20 anos. Narrando o cotidiano de oito jovens numa escola em Beverly Hills, cheios dos conflitos típicos da faixa etária, a atração foi lançada nos Estados Unidos em outubro de 1990, estreou no Brasil, pela Globo, em 1991, e até hoje está nas telas: o canal Animax exibe a série de segunda a sexta, às 9h30m e às 14h.

- Apesar de eles viverem outra realidade, eu me identificava com a série. Adolescente é igual em qualquer lugar e eu via gente exatamente como eles no colégio. Acho que foi o primeiro seriado com esse tipo de abordagem, mostrando as descobertas da adolescência, a época de mentir, fazer besteira, coisas que aconteciam com todos - conta o ator Marco Antonio Cals, de 33 anos, que acompanhou a trama desde o início. - Vi três vezes: na Globo, na TeleUno e ainda pelos DVDs que comprei. Minha perspectiva sobre os personagens foi mudando, mas sigo gostando. Adoro as produções do Aaron Spelling ( produtor da série, junto com Darren Star), gosto de um novelão - brinca.

E bota novelão nisso: assuntos corriqueiros como o primeiro namorado e as dificuldades em ser popular na escola dividiam espaço com temas barra-pesada como suicídio, drogas e alcoolismo. Ainda que fosse impossível se identificar com toda essa sorte de tragédias - ainda bem! - o roteiro atraía os jovens.

- A história começou com o casal de irmãos que sai da cidade pequena e vai para Hollywood. Na mesma época, aos 14 anos, eu tinha acabado de fazer o oposto: sair do Rio de Janeiro para morar em Manaus. Passei pelas mesmas situações que os personagens: ter que deixar os amigos para trás, me acostumar com um colégio novo, novas pessoas. Talvez por isso fosse tão fã. Até pouco tempo tinha todos os episódios gravados em fita VHS, mas joguei tudo fora porque já estavam mofando - ri a publicitária Eline Dias, de 34 anos.

O sucesso das aventuras dos irmãos gêmeos Brenda (Shannen Doherty) e Brandon (Jason Priestley) foi tanto que "Barrados" (ou "Beverly Hills 90210", o nome original) deu origem a um spin-off e a uma nova versão: "Melrose Place" chegou às telas em 1992 mantendo o mesmo clima, mas desta vez com personagens mais velhos e substituindo a escola por um condomínio luxuoso. Já "90210" estreou em 2008 trazendo novos adolescentes e os dilemas da geração contemporânea.

A nova série, inclusive, resgatou Jennie Garth, Tori Spelling e Shannen Doherty, que trouxeram Kelly, Donna e Brenda de volta à vida em participações especiais. Shannen, conhecida pelo temperamento difícil no set, é uma das que continuou na TV depois do fim de "Barrados": protagonizou a série "Charmed" e o inacreditável reality "Breaking up with Shannen Doherty", no qual fazia o papel de anticupido e terminava relacionamentos para quem não tinha coragem. Jennie Garth também viveu seus dias de protagonista em "What I like about you". Elas e Ian Ziering (o Steve de "Barrados") ainda estiveram na competição "Dancing with the stars".
Jason Priestley - antes e agora

Mas quem está com tudo é Jason Priestley. O bonitinho e bonzinho de outrora ganhou rosto de homem e papel controverso: ele é o cafajeste Richard Fitzpatrick de "Call me Fitz", em cartaz no Sony. Tiffani Thiessen, que entrou no lugar de Shannen para viver a polêmica Valerie em "Barrados", também curte um bom momento na TV: é parte do elenco de "White collar", exibida aqui pela Fox. Por último, Brian Austin Green (o DJ David, que aturava todas as chatices da Donna...) entrou para o time de "Desperate housewives" nesta sétima e mais recente temporada. Mais jovem do elenco principal de "Barrados", o rapaz ainda tem 37 anos (e é casado com Megan Fox). Ou seja, não há motivo para se desesperar... [O Globo]

Nenhum comentário:

Postar um comentário