sábado, 22 de janeiro de 2011

Lúpus, a doença rara de Lady Gaga, atinge jovens em torno dos 20 anos

Apesar de não ter sintomas, cantora afirmou estar em tratamento.
Segundo médicos, doença tem forte influência genética.

O lúpus, uma rara doença na qual os anticorpos atacam o próprio organismo, tem origem misteriosa e costuma a se manifestar em forma de dores nas articulações e manchas nas peles em pessoas em torno dos 20 anos.
Em entrevista a talk show do jornalista Larry King, a cantora Lady Gaga, de 24 anos, afirmou ter lúpus, apesar de não ter nenhum sintoma da doença. Ela passou por exames recentemente, já que o lúpus é genético e existem casos em sua família.
Apesar de não ter sinais do lúpus, a artista disse ter propensão a desenvolvê-lo, o que exige cuidados especiais para a vida toda.
Segundo médicos, o lúpus não tem cura. “Não consigo curar uma doença cuja causa é desconhecida. Não tem cura, mas tem controle”, explica a médica reumatologista Ieda Magalhães Laurindo.
Apesar de não ter sintomas,cantora afirmou
 estar em tratamento. Segundo médicos, doença
 tem forte influência genética.
Carlos Eduardo Tenório, de 37 anos, e Eni Maria da Silva, de 46 anos, sofrem da doença e estão aposentados por causa dela. Eles sabem que o tratamento nunca vai terminar.
Eduardo diz que Lady Gaga ter assumido ser portadora de lúpus pode ser um avanço.
“As pessoas que não conhecem a doença vão querer saber. Ela vai atrás de informação e outras pessoas também vão se juntando à causa, aumentam as pesquisas médicas”, afirma Eduardo.
“Geralmente, as pessoas acham que você pegou de alguma coisa e o lúpus não é contagioso”, diz Eni.
Segundo médicos, o grande inimigo de quem tem lúpus é o sol, uma vez que o raio ultravioleta provoca manchas e bolhas na pele e ainda outras complicações.
A médica reumatologista Ieda Magalhães Laurindo diz que desde os anos 90, com diagnóstico precoce e tratamentos modernos, a qualidade de vida de quem tem lúpus melhorou.   "Antigamente, um paciente com lúpus era diagnosticado com quadro grave, e a sobrevida, a capacidade de viver os próximos cinco ou dez anos, era reduzida. Mas hoje já tem pacientes vivendo 15 ou 20 anos."
Estima-se que mais de 5 milhões de pessoas em todo o mundo tenham lúpus. A doença pode se manifestar de várias formas, desde alterações na pele até problemas nas articulações e lesões em órgãos internos. Do G1, com informações do Fantástico



O lúpus é uma doença auto-imune e os efeitos ocorrem no sistemas de órgãos, pele, articulações e órgãos internos. Lupus can effect both men and women, but it is eight times as likely in women. O lúpus pode afetar tanto homens como mulheres, mas é oito vezes mais provável em mulheres. It can also occur at any age, but the typical age range for someone to get Lupus is ten to fifty. Também pode ocorrer em qualquer idade, mas a faixa etária típica para manifestação desta doença é entre dez a cinqüenta anos. It is normally more common in African American people as well as Asian people. Normalmente é mais comum em pessoas Afro-americanos, bem como os povos asiáticos. This is a disease that is usually hereditary, but in some cases there is no family history of Lupus. Esta é uma doença que geralmente é hereditária, mas em alguns casos não há histórico familiar de Lupus.

Lupus is a disease that turns the body's defenses against the body itself. O lúpus é uma doença que transforma as defesas do corpo contra o próprio corpo. Lupus occurs when antibodies attack the healthy cells in the body. Lupus ocorre quando os anticorpos atacam as células saudáveis do corpo. Certain drugs can cause Lupus as well. Certos medicamentos podem causar lúpus também. Most cases have some family background to them, but in a few cases there is no apparent cause for the disease. A maioria dos casos têm algum fundo famíliar para a doença, mas em alguns casos não há causa aparente para o mal. The disease has been heavily researched and has been linked to other disorders, but only in theory, nothing is definitely stated for fact. A doença tem sido muito pesquisada e tem sido associada a outros transtornos, mas apenas em teoria, nada está definitivamente fixada para a realidade.

Symptoms of this can vary in a wide variety of areas in the body. Os sintomas desta pode variar em uma ampla variedade nas áreas do corpo. In the muscloskeletal area it affects the joints and causes mild to severe joint pain. Na área musculoesqueletal que afeta as articulações e provoca dor leve a grave. Lupus is known to cause athritis in the hands. O lúpus é conhecido por causar artrite nas mãos. The skin is affected by rashes, skin lesions, and painful nodules that appear to be raised bruises. A pele é afetada por erupções cutâneas, lesões de pele e nódulos dolorosos que arecem ser contusões. Kidneys produce protein deposits and can have renal failure, leading to dialysis. Os rins produzem depósitos de proteínas e pode causar insuficiência renal, levando à diálise. The Nervous System can cause mental dysfunction, seizures, psychosis, and severe headaches. Pode afetar o sistema nervoso e causar disfunção mental, convulsões, psicose e dores de cabeça severas. Blood clots can occur as well as pulmonary embolism. Coágulos de sangue podem ocorrer, bem como a embolia pulmonar. The heart could produce chest pain, endocraditis, and myocarditis. O coração pode produzir dor no peito, endocardite e miocardite. Which the symptoms in the heart could also have something to do with the effects Lupus has in the blood, with the clotting that can occur. Tais sintomas no coração também podem ter algo a ver com os efeitos do lúpus no sangue, com a coagulação que pode ocorrer. Shortness of breath and even pleurisy can occur within the lungs due to Lupus. Falta de ar e até mesmo pleurisia pode ocorrer nos pulmões devido ao Lupus.

Diferenças Raciais
Pesquisas recentes sugerem que a raça tem um impacto significativo sobre alguns aspectos da doença. Esta informação vem do estudo do lúpus em minorias, realizado por pesquisadores da Universidade do Alabama e da Universidade do Texas. Até agora, o estudo mostra o tanto que os afro-americanos tendem a ser portadores de lúpus:
  • Têm uma doença mais grave do que os brancos em geral.
  • Desenvolvem lúpus mais cedo na vida
  • Experimentam maior atividade da doença no momento do diagnóstico (incluindo problemas renais)
  • Têm uma maior freqüência de problemas neurológicos, como convulsões , hemorragia (sangramento interno) e acidente vascular cerebral .
Os pesquisadores descobriram que, além de raça, fatores socioeconômicos, demográficos, como idade, renda, emprego, educação e seguro de saúde parecem desempenhar um papel importante no curso do Lúpus. Muitos desses fatores estão associados mais com o Afro- americanos do que aos brancos, o que pode começar a explicar a pior evolução da doença para Afro-americanos.

Forms of treatment for Lupus has to concentrate on its side effects. O tratamento para o lúpus tem que se concentrar em seus efeitos colaterais. There is no cure for the disease itself, so alleviating the symptoms is all a person can do. Não há cura para a doença em si, e sim o alivio dos sintomas é tudo que uma pessoa pode fazer. Anti-inflammatory medication is given for arthritis pain as well as the pleurisy. Medicação anti-inflamatória é dado para a dor da artrite, bem como a pleurisia. Skin rashes can be helped with corticosteriods, which typically comes in a cream form or lotion to not only clear up the rash, but to also sooth it. As erupções cutâneas podem ser ajudados com corticosteróides, que geralmente vem em forma de creme ou loção, não só para limpar a erupção, mas também para acalmá-las. Severe symptoms need to be checked out by a specialist. Os sintomas graves precisam ser verificados por um especialista. Close monitoring of the symptoms and through trial and error figuring out which gives the most relief. Monitorização cuidadosa dos sintomas e por tentativa e erro para descobrir o que dá mais relevo. Also changing lifestyles to healthy habits, such as eating balanced meals and getting minimal exercise will help. Também mudar estilos de vida para hábitos saudáveis, como comer refeições equilibradas e fazer exercícios vai ajudar. Having a stress free environment also helps immensely. Ter um ambiente livre de estresse também ajuda muito. [fonte: essortment.com]

Um comentário:

  1. Hoje já dá para ter uma qualidade de vida muito diferente de há uns anos atrás. É só seguir o conselhos dos médicos...

    ResponderExcluir