segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Saiba que cuidados tomar com eletricidade que circula dentro de casa

A cada ano, em média, 350 brasileiros morrem por causa de descargas elétricas. É quase uma morte por dia.



Era pra ser mais um bico como pintor. “Eu ia aplicar textura na fachada da loja. Quando eu subi, só senti a pancada”, conta o vigilante Manoel João dos Santos.

A pancada foi uma descarga elétrica de 13,8 mil volts. Manuel sofreu queimaduras tão graves que até hoje, quase um mês depois do acidente, ainda não pode vestir camisa.

“Aquela ferramenta que estava na mão virou um fogo, Ela veio pra cima de mim”.

Manoel estava debruçado numa laje, pertinho da rede elétrica. “Até hoje eu não entendo como que deu errado ali. Porque eu tava com cautela justamente para não aproximar da rede, entendeu?”

Para tentar entender o que aconteceu com o Manoel, o Fantástico convidou um especialista em engenharia de segurança. Ele precisa ter encostado o rolo na fiação para ter levado o choque?

“Não necessariamente encostou, mas aproximou. A aproximação de qualquer objeto metálico, seja ele um andaime, seja ele um rolo, seja ele um vergalhão na construção civil que é comum, próximo à rede elétrica, há a passagem de corrente elétrica através de um arco elétrico”, explica Joaquim Gomes Pereira, da Engenharia de Segurança da USP.

O arco elétrico se forma quando o objeto que pode ser metálico ou não, atrai a energia da rede e gera um choque, que na maioria das vezes é fatal. Foi o que matou o cunhado do vigilante Jurandir da Silva.

“Meu sobrinho tinha saído para a rua, não levou a chave. Daqui ele jogou a chave, só que a chave em vez de ir pra baixo, ela foi direto no primeiro fio. Aí tinha uma haste de alumínio ali no canto, ele pegou a haste de alumínio, quando ele chegou perto aí deu choque, a haste foi para a rua, e ele caiu aqui no chão”.

“Nenhuma casa deveria estar a menos de um metro e meio da rede elétrica. Uma distância menor que essa é um risco muito grande de choque elétrico”, afirma Fernando Mirancos, diretor de operações da Eletropaulo.

Nesse caso, a gente pode falar de quem é a culpa?

“Geralmente isso acontece porque as pessoas vão construindo as suas casas depois da rede já implantada, completa Fernando.

A cada ano, em média, 350 brasileiros morrem por causa de descargas elétricas. É quase uma morte por dia. A maioria dos acidentes acontece na construção civil.

“Quando você pega alguém reformando a própria casa, enchendo uma laje, ela está tão feliz com aquela conquista que ela nem pensa que pode ter um acidente”, diz o consultor Renato Meirelles.

A gente está numa rua agora que tem vários exemplos de instalação errada de antena. “Quando ela foi sendo instalada, a pessoa correu o risco, porque se aproximou muito da rede de energia”, afirma Fernando.

“Se a antena cair por causa de um vento, se ela estiver mal fixada, vai atingir a rede e pode causar um acidente”.

Na casa de Clarice Alves, o risco de choque está logo na entrada. Uma barra metálica está apoiada ao lado da fiação exposta.

“Meu marido é soldador. Então esta barra de ferro, ele trouxe justamente ontem, não estava aí”, diz Clarice. “Mas os acidentes são exatamente assim, eles são exceções”.

A cabeleireira Francisca Silva tem que se virar com uma tomada só. Por isto usa uma régua. Só que o excesso de carga pode causar incêndio.

“O que que eu posso fazer? Eu tenho três aparelhos, eu não vou toda hora ligar e desligar, às vezes não dá tempo”.

“Tem que chamar um profissional capacitado para que ele dimensione este número de tomadas O custo não é elevado em função do risco que se corre por ter este tipo de instalação inadequada”, recomenda o professor Joaquim.

E se acontecer algo no salão?

“Quem vai perder sou eu, NE?”, disse Francisca

Uso de réguas são as principais causas de acidentes dentro de casa. Nas tomadas, a falta do fio terra, que protege de choques elétricos, também aumenta os riscos.

“Eletricidade não apresenta nenhum tipo de denúncia, não tem cheiro, ela não tem cor, ela não tem ruído, ela tem tato, mas quando você percebe o tato, você já está eletrocutado”.

“Depois que toma um choque, vê que o negócio é bem mais sério que a gente pensa, pode até tirar a vida, como tirou a do meu cunhado”, diz o vigilante Jurandir da Silva.

Fonte: Fantástico

Nenhum comentário:

Postar um comentário