terça-feira, 30 de novembro de 2010

Rapazes são mais vulneráveis aos altos e baixos do relacionamento do que as garotas

Winston-Salem, NC - Ao contrário da crença popular, os altos e baixos dos relacionamentos amorosos têm um efeito maior sobre a saúde mental dos jovens do que das mulheres, segundo um novo estudo realizado por um professor de sociologia da Universidade Wake Forest.

No estudo de mais de 1.000 adultos jovens solteiros com idades entre 18 e 23 anos de Wake Forest, o Professor de Sociologia Robin Simon contesta a suposição de longa data que as mulheres são mais vulneráveis à montanha-russa emocional dos relacionamentos. Mesmo que os homens às vezes tentam apresentar um rosto duro, romances infelizes têm um maior impacto emocional sobre os homens do que mulheres, diz Simon. Eles simplesmente expressam a sua angústia de forma diferente do que mulheres.

A pesquisa de Simon foi publicado na edição de junho da Revista de Saúde e Comportamento Social. Anne Barrett, professor associado de sociologia na Universidade Estadual da Flórida, foi co-autor do artigo.

"Nosso trabalho lança luz sobre a associação entre relacionamentos românticos não casados  e bem-estar emocional entre homens e mulheres no limiar da idade adulta", diz Simon. "Surpreendentemente, descobrimos homens jovens são mais reativos à qualidade das relações em curso."

Isso significa que o estresse nocivo de uma relação complicada está mais associada com os homens do que a saúde mental das mulheres. Os pesquisadores também descobriram que os homens obtém maiores benefícios emocionais dos aspectos positivos de um relacionamento contínuo romântico. Isto contradiz a imagem estereotipada e estóica  de homens que não são afetados pelo que acontece nas suas relações amorosas.

Simon sugere uma possível explicação para os resultados: Para os homens jovens, os seus parceiros românticos são muitas vezes a sua principal fonte de intimidade, em contraste com jovens mulheres que são mais propensas a ter relações estreitas com a família e amigos. Em um relacionamento romântico também pode ser associada com bem-estar emocional, porque ameaça a identidade dos homens jovens e sentimentos de auto-estima, diz ele.

Ela também explica como os homens e mulheres expressam problemas emocionais em formas diferentes. "As mulheres expressam problemas emocionais com depressão, enquanto os homens expressam a aflição emocional com problemas de substância", diz Simon.

Enquanto os homens jovens são mais afetados emocionalmente pela qualidade de seus relacionamentos atuais, as mulheres jovens são mais afetados emocionalmente se estão em um relacionamento ou não, Simon diz. Assim, as mulheres jovens são mais susceptíveis a sofrer de depressão quando a relação termina ou beneficiam mais simplesmente por estar em um relacionamento.

Para o estudo, Simon Barrett e analisou dados de uma grande amostra de homens adultos jovens e mulheres no sul da Flórida. Os dados da pesquisa foram originalmente obtida por um estudo de longo prazo da saúde mental e à transição para a vida adulta.

Simon diz que ainda há muito para aprender sobre os relacionamentos entre homens e mulheres em idade adulta, por isso ela defende mais investigação sobre este período prolongado e variados no curso da vida que se caracteriza pela exploração da identidade, um foco no auto, e forjando novos relacionamentos.

Fonte: Universidade Wake Forest

Nenhum comentário:

Postar um comentário