segunda-feira, 1 de novembro de 2010

O que a Bíblia tem a dizer sobre sexo?

Editor de A Bíblia Anotada New Oxford, Michael Coogan aplicou recentemente o seu profundo conhecimento das Escrituras a um relevante e eterno tema universal: o sexo. Em Deus e sexo: O que a Bíblia realmente diz, ele discute tudo, de casamento, prostituição e "fogo" no próprio lombo de Deus (sim, você pode querer reler o livro de Ezequiel). Coogan coloca a Bíblia, que é muitas vezes incoerentes sobre tópicos tão quentes, em perspectiva, e você pode se surpreender com o que os textos antigos têm a dizer.

Time: Seu livro começa com uma discussão sobre o Cântico erótico de Salomão. A sua inclusão na Bíblia quer dizer, houve uma atitude positiva em relação ao sexo então?

Michael Coogan: Acho que houve uma atitude positiva em relação ao sexo em geral, pois a reprodução era essencial. Qualquer coisa que levou para a reprodução foi certamente visto de forma positiva, e a ideia de se abster de sexo por razões religiosas era algo bastante incomum no judaísmo, na maioria dos períodos. Em muitas passagens é um texto altamente erótico, e foi um texto que nos diz a literatura rabínica usou para ser cantado nas tabernas. No entanto, quando eu estava no seminário muitas décadas atrás, era razored de muitas das Bíblias que tivemos.

Existe alguma palavra na Bíblia que é um eufemismo para órgãos genitais?
Há pés, mãos, joelhos, carne. A palavra para testículos é pedras. Não há o que chamamos de precisos termos anatômicos. Como acontece com toda a literatura, as passagens da Bíblia podem ter mais de um nível de significado. E às vezes pode haver um tipo de insinuação sexual ou duplo sentido aí que está implícito.

Mesmo a palavra "rir" tem uma conotação sexual.
Essa é emblemática, e você não ver até chegar à história sobre Isaac dizendo ao rei estrangeiro que sua esposa Rebecca é sua irmã, e então o rei vê Isaac fazer rir Rebecca, e ele diz: "Ela não é sua irmã, ela é sua esposa!" Normalmente, a própria tradução não é literal, as traduções vão dizer acariciar, ou algo parecido. Mas a palavra hebraica que significa realmente para fazer rir é a mesma palavra que é usada em outros contextos, como na história do bezerro de ouro, então não há uma sugestão de uma orgia lá, se houvesse implicaria em ofensa.

Qual é a importância de ler a Bíblia em suas línguas originais?
É essencial para alguns de nós fazê-lo, se não por outro motivo, para que as traduções possam ser feitas o mais preciso quanto possível. Muitas vezes, os tradutores refletem as suas próprias opiniões e seus próprios preconceitos, tanto como os escritores bíblicos o fizeram. Eu estive interessado recentemente, neste caso devido a Suprema Corte da Igreja Batista Westboro. Olhei para o seu site e ele lista todas as passagens onde ele diz que a Bíblia fala sobre a sodomia. Bem, na maioria deles a sodomia não é discutida. O termo sodomia é  um termo para designar outras palavras em hebraico e nunca no significado de  sodomia no sentido de sexo anal entre homens.

Dados todos os exemplos de poligamia, onde está na Bíblia que o casamento é uma união sancionada somente entre um homem e uma mulher?
Não há prova inequívoca da Bíblia, especialmente a Bíblia hebraica, que diz que a monogamia deveria ser a norma. Para a maior parte, os personagens bíblicos que conhecemos bem, se eles pudessem pagar por ela, teriam muitas mulheres. Salomão, o maior amante de todos eles - talvez por isso a ele é atribuído ter escrito o Cântico dos Cânticos - teve 300 esposas. Então, os fundamentalistas mórmons que insistem que a poligamia é bíblica, em um sentido  estão certos. Se você estiver indo para ser um literalista estrito, não há nada de errado com a poligamia.

Nós nunca sabemos se Adão e Eva foram casados, né?
Isso mesmo. Não há nenhuma cerimônia de casamento descrita. Aqui está outro caso em que a questão da tradução vem à tona. O mesmo termo hebraico pode ser traduzido tanto como mulher ou esposa. Então, quando ele diz que o homem conheceu a sua esposa e ela ficou grávida - isso é outro eufemismo, para saber, no sentido bíblico - ele também poderia ser o homem sabia que sua mulher e ela engravidou.

Você dedica um capítulo à condição das mulheres. É a razão pela qual existem tantos equívocos sobre a Bíblia e o sexo pelo fato de que muitas vezes esquecemos como patriarcal essas sociedades eram?
O estatuto das mulheres é importante como pano de fundo, mas também é outro exemplo de como temos, na maioria das vezes, apesar de aceitar a Bíblia como autoridade, alguns de seus principais pontos de vista ultrapassados e, de certa forma rejeitados. Se fizemos isso para coisas como a escravidão ou o estatuto de subordinação da mulher, então nós podemos fazê-lo em outras questões também, como o casamento do mesmo sexo. Temos que fazer a pergunta: Como é que nós vamos tomar algumas partes da Bíblia e dizer que são absolutamente e eternamente vinculativas, e outras peças que podem ser simplesmente ignoradas?

Quanto ao aborto, a Bíblia não diz muito.
Ela não diz nada. Essa é uma das coisas que eu acho mais interessante, porque ambos os lados do debate contemporâneo sobre o aborto vai citar a Bíblia em apoio da sua posição. Eles têm de citar os versos que não falam sobre o aborto.

Ao abordar a sexualidade de Deus, você escreve: "O Senhor é concebido como um ser sexual", de acordo com certas passagens.
Ele é descrito como um ser sexual, mas a linguagem é ao mesmo tempo mítica e metafórica.
As descrições, em Ezequiel, por exemplo, mesmo se elas estando em alegorias, são bastante explícitas.
Eles são muito explícitas. Elas de fato são chamadas pornográficas.

Eram as pessoas nos tempos bíblicos menos pudica do que somos hoje?
Eu acho que de certa forma eles eram, embora eles usassem um monte de eufemismos. Quando eles estavam pensando sobre o seu Deus, eles pensavam dele e não de forma tão diferente da maneira como as outras pessoas pensavam sobre seus deuses. Se você pudesse descrever Deus como um rei ou um pastor ou um guerreiro, então você também poderia descrevê-lo como marido, e fazendo o tipo de coisas que os maridos fazem. No mundo greco-romano em que o cristianismo surgiu a idéia de que uma divindade descesse à Terra e ter relações sexuais com um mortal não teria sido surpreendente em tudo.


Fonte: TIME

Nenhum comentário:

Postar um comentário