quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Nokia N8: excelente câmera e facilidade de uso, mas com um sistema operacional obsoleto

Nokia N8, ótimo aparelho smartphone com
sistema operacional a desejar
A Nokia entrou na guerra dos Smartphone tardiamente. Em julho a empresa anunciou uma queda de lucro de 40 por cento nos lucros, um resultado que pressagiava uma reorganização societária que um mês depois viu a empresa designar Stephen Elop, um executivo da Microsoft, como o primeiro CEO não finlandês na história da empresa.

Embora ela ainda possa reivindicar ser a nº1 do mundo como fabricante de telefones celulares, a coroa caiu nos últimos anos. E no segmento de smartphones mais importante, ela está se esforçando para corresponder ao apelo do iPhone da Apple e, mais recentemente, o enxame de novos telefones com Android.

É neste contexto que o smartphone mais recente e mais inteligente da Nokia, o N8, faz sua estréia. Vários meses antes, no entanto, a Nokia já havia sinalizado que este seria o último da sua emblemática telefones da série N com base em Symbian - sistema operacional que tem sido a plataforma principal da Nokia em celulares desde 2001.

E isso não surpreende. O N8 executado na versão 3 do Symbian, que é uma versão atualizada do sistema operacional Symbian, usado no N97.

Em ambos os casos, embora eu tenha constatado ser hardware de primeira classe, o sistema operacional continua sendo de segunda. Symbian é bem além do seu jogo principal e não para os sistemas operacionais modernos como o IOS e Android. Ela permanece um artefato de uma era pré-iPhone e não tem lugar em um smartphone moderno.

Sem dúvida, haverá ainda uns poucos devotos, mas eu não posso conceber que alguém voluntariamente passe de uma das plataformas de Fancy Pants para Symbian 3.

A Nokia tem feito a coisa certa e será no futuro a sua principal base de smartphones no topo da Meego baseado em Linux OS. O que leva as perguntas: por que se preocupar para lançar um novo telefone com um sistema operacional obsoleto?

É uma pena porque o hardware N8 é de primeira. Há uma câmera de 12 megapixels com flash Xenon e lente Carl Zeiss, que grava vídeo em 720 HD. Os resultados são impressionantes. Eu também gosto que eles fizeram com o touchscreen capacitivo, que é uma grande melhoria em relação ao usado no N97. Isso mostra que há algo a construir.

Eu poderia encontrar algumas outras coisas boas a dizer sobre os aspectos do telefone, mas no final do dia, Symbian ^ 3 simplesmente não faz a nota para um telefone que tem o preço lá em cima com os seus concorrentes mais ilustre.

[Stephen Hutcheon, 16 nov 2010]

Veja agora a opinião Nelson Vasconcelos em O Globo
RIO - Passei algumas semanas com um exemplar do Nokia N8, um smartphone realmente "esperto" que, ao lado de outros tantos, entra agora na briga contra o onipresente iPhone. Prova de que a Nokia está mirando esse mercado crescente é que, considerando suas funcionalidades, seu novo aparelho é relativamente barato: R$ 1.499.


Fabricado em Manaus, o N8 já está à venda por aqui, mas apenas em lojas e no site da Nokia, além do varejão de costume. As operadoras ainda não o estão oferecendo. Para variar, ainda estão à espera de boas negociações com a fabricante. A Nokia só não pode esperar muito, porque Sony Ericsson (com seu Xperia, por exemplo) está pronta para fazer a alegria do Natal da turma que gosta de celulares e afins.


Mas vamos, enfim, ao Nokia N8


O N8 é uma bela maquininha, que não faz feio quando estamos executando vários aplicativos ao mesmo tempo. Acessar a internet enquanto ouvimos música, por exemplo, não dá problema algum, como costuma acontecer com outros do mesmo estilo. A tela é de 3,5 polegadas, ou seja, permite visualização bastante confortável, principalmente para as fotos e vídeos.


A tela é sensível a toque, tipo a do iPhone, e a brincadeira toda é bastante intuitiva. Você acessa os aplicativos suavemente, o que não deixa de ser um progresso da Nokia em relação a aparelhos anteriores, mais durões. Outro ponto positivo é que você pode personalizar as telas, priorizando os programas e os sites de que mais necessita no dia a dia.


Mas parece que o melhor do aparelho é mesmo a sua câmera fotográfica. São 12 megapixels - o que talvez seja um exagero para sensor tão pequeno. Mas o resultado é tentador, até porque temos uma lente Carl Zeiss (e flash Xenon), e ótima facilidade de manuseio. O software de tratamento de imagens é funcional e divertido, quebra bem o galho.


A câmera também grava vídeos em alta definição, e permite ligar o N8 a um televisor HD. O aparelho tem dois microfones embutidos, e o som é mais do que satisfatório para os mortais comuns.


Outro ponto importante - num filão que a Nokia tenta entrar de cabeça - é a facilidade de compartilhamento de arquivos como fotos ou vídeos, além do acesso à Ovi Loja, que conta com um número gigante de aplicativos para tudo quanto é gosto.


De presentinho, o N8 permite acesso ao Ovi Musica Ilimitada (versão do Comes With Music para o Ovi Música, a nova plataforma de música da Nokia). São seis meses de licença para baixar músicas do acervo, que contém mais de sete milhões de faixas.


O globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário