segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Centro-avante da seleção alemã pede a jogadores gays que "saiam do armário"

Em entrevista a uma revista alemã, Mario Gomez, o centro-avante do Bayern de Munique e da seleção alemã, disse que os jogadores gays deveriam "sair do armário" e assumir a homossexualidade.

A declaração de Gomez reabre a enorme polêmica em torno da aceitação da homossexualidade num esporte com perfil historicamente masculino.

Ela contraria o pensamento que predomina no mundo do futebol, incluindo seus companheiros de equipe, a diretoria do Bayern e a própria federação alemã de futebol.

Para muitos, a admissão pública da homossexualidade é suficiente para acabar com a carreira de um jogador. Recentemente, outros jogadores da Bundesliga aconselharam atletas gays a não revelar sua preferência sexual sob risco de serem ridicularizados pelas torcidas adversárias em estádios lotados.

Mario Gomez não concorda e acredita que saindo do armário o jogador passaria a atuar melhor, pois tiraria de si o peso da omissão e da mentira. "´Já é tempo de acabar com esse tabu", disse o centro-avante.

O artilheiro só não deixou claro se advogava em causa própria. Com a declaração, Gomez levantou curiosidade sobre a sua própria sexualidade. A pergunta que não quer calar é se Gomez está preparando o terreno para uma declaração corajosa e bombástica.

Em artigo publicado na edição desta sexta-feira sobre as declarações de Mario Gomez, o jornal britânico The Guardian lembra que a situação do futebol alemão reflete o que acontece na maioria dos países. "Não há nenhum jogador assumidamente gay, apesar das pesquisas estimarem que cerca de 10% são homossexuais", diz a matéria do Guardian.

Marcus Urban
O jornal lembra que o único jogador alemão a assumir a homossexualidade foi Marcus Urban que em 1997 contou a seus colegas de time que era gay, exatamente antes de pendurar as chuteiras. Mas só em 2007 contou a história em público, como forma de incentivar outros jogadores que estivessem na mesma situação a fazer o mesmo.

O Guardian acrescenta que apesar da federação alemã combater a homofobia no futebol, seus dirigentes alertam para os problemas a serem enfrentados por quem assumir a homossexualidade. O próprio presidente da federação admite que o primeiro a sair do armário terá uma tarefa difícil pela frente.

Justin Fashanu
Na Grã-Bretanha, o único jogador a admitir a homossexualidade foi Justin Fashanu, que em 1990 vendeu sua declaração com exclusividade para o tabloide The Sun que publicou a história com grande alarde sob a manchete: "Eu sou gay."

Fashanu acabou cometendo suicídio oito anos mais tarde, depois de ter sido acusado de abuso sexual por um rapaz de 17 anos.

BBC Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário