terça-feira, 2 de novembro de 2010

"As Bodas do diabo", assim revista noticia 1º casamento gay do Brasil

"As Bodas do diabo". Foi assim que a revista "Fatos & Fotos" noticiou o primeiro casamento entre dois homens no Brasil, em dezembro de 1962, em Copacabana, no Rio. A reportagem refletia o preconceito com descrições do tipo a "solenidade mais espantosa do século", uma "afronta às leis do país", uma "caricatura grotesca". O registro consta de "Frescos Trópicos" (editora José Olympio).

União civil entre pessoas do mesmo 
sexo, conquista ainda recente
Escrito por James N. Green e Ronald Polito, o livro de 192 páginas tenta organizar as fontes sobre a homossexualidade masculina no Brasil entre 1870 e 1980. É um esforço de compor uma breve história sobre a vida gay em um país de passado agrário, cultura conservadora e silêncio público sobre crimes de homofobia e os direitos desse grupo social. Também são descritos personagens como Madame Satã, Ney Matogrosso, Rogéria e Celso Cury.

Mas é na seara das curiosidades que "Frescos Trópicos" torna a leitura agradável. Há relatos interessantes sobre o cotidiano dos gays no passado. No Rio, no início do século 20, "gouveia" era gíria para homem velho que deseja garotos jovens. A pretensa primeira história pornográfica homoerótica brasileira chamava-se "O Menino do Gouveia" e foi publicada pela revista "Rio Nu", em 1914, que trazia a ilustração de dois homens durante o ato sexual.

Registros de hospitais, como o Sanatório Pinel de São Paulo, revelam que os médicos tratavam a homossexualidade como uma doença. Havia um certo desespero em compreender os gays e fornecer uma explicação científica para o comportamento.

Em 1872, foi desenvolvido na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro o primeiro trabalho científico no país em que dedicava um capítulo exclusivo para a "sodomia ou prostituição masculina". Realizado pelo médico Francisco Ferraz de Macedo, a pesquisa tinha o objetivo de auxiliar no tratamento da sífilis.

"Não é raro encontrarmos pelas ruas da cidade, especialmente nas portas dos teatros, quando há espetáculos, rapazes de 12 e 20 anos, trajando fina bota de verniz, calça do mais fino tecido unida ao corpo, feita assim expressamente para desenhar-lhe as formas", descrevia o médico, com especial atenção ao vestuário de sua objeto de pesquisa.

Reprodução
São Sérgio (à esq.) e São Baco são
 hoje ícones do casamento gay
Colégios e internatos eram vistos, no Brasil Império (1822-1889), como um reduto onde "proliferaria a perversão sexual, tanto de meninos quanto de meninas, cabendo aos professores, inclusive, o papel de corruptor".

Citado em "Frescos Trópicos", o livro "Homossexualismo", de 1906, era categórico ao afirmar que "pederastas ativos e passivos" existiam em todas as classes sociais do Rio, inclusive na Igreja, no Exército e nas Forças Navais, entre funcionários públicos, diplomatas e juízes.

Os autores de "Frescos Trópicos" buscam mapear ainda a abordagem da homossexualidade nos relatos da imprensa. Eles arriscam até uma data: 1977 foi o ano da "verdadeira explosão" do tema em jornais e revistas de grande circulação, em que os "gays tinham se tornado um assunto público de grande relevância". São lembradas publicações como o "Jornal do Gay", "Entender", "Mundo Gay", "O Lampião", "O Snob", entre outras.

Há também registros engraçados, como a discussão médica no século 19 se os gays são capazes ou não de assobiar. Pires de Almeira, autor do livro "Homossexualismo", ponderava: "Os que não sabem assobiar são unicamente os pederastas passivos; uns, pelo abalo incômodo que produz, no reto, não só esse, como outros movimentos mais ou menos violentos; a tosse, o espirro".

Assustador? "Frescos Trópicos" também relaciona os registros jurídicos, que faziam referências aos gays como criminosos, prevendo até um ano de cadeia se "atos libidinosos entre indivíduos do sexo masculino causarem escândalo público", como apontava a proposta de um jurista para um artigo do Código Penal no final dos anos 30.

"Felizmente, o artigo 258, bem como a cláusula, foram cortados da última lista de propostas para o Código Penal de 1940", cita o livro. Nada que tenha impedido que Brasil seja apontado como o campeão mundial de assassinatos de homossexuais.

*
Leia trecho de "Frescos Trópicos"

Pode-se dizer que a medicina, nos últimos 150 anos, já tentou ou propôs de tudo para a "cura" dos homossexuais. Confinamento, choques elétricos, medicação pesada, tratamento psicológico ou psiquiátrico, psicanálise individual, de grupo e familiar, camisa-de-força, transplante de testículos, eis aí algumas das "técnicas" de intervenção no corpo e na mente dos homens que preferem se relacionar afetiva e sexualmente com outros homens.


Entre inúmeros exemplos do passado, citemos Pires de Almeira, em "Homossexualismo", de 1906, que propõe um tratamento específico para os invertidos. Mas, primeiro, vamos entender o que ele chama de "invertido": "é aquele que, de nascença, é já invertivo, e que, em toda a associação sexual, representa o papel de macho: é, pois, um macho mais macho, se se trata de um homem". "Invertidos", portanto, nascem homossexuais, diferentemente dos "pervertidos" que, segundo o autor, "depois de terem sido já sexuais normais, se tornaram invertidos por qualquer motivo".


Para Pires de Almeida, o tratamento dos "pervertidos" é somente um pouco mais simples do que dos "invertidos". Para estes ele recomenda, entre outros procedimentos:


"O invertido deveria ser acompanhado desde a infância, vigiado por uma espécie de tutor que, à feição de um aparelho ortopédico moral, fosse-lhe obstáculo ao desvio, trabalhando pertinentemente para que a consolidação se efetue em absoluto. (...)


Antes de tudo, devemos lembrar que tais desregramentos são puramente moléstias mentais; e, por isso, aconselharei, quando não tenhamos acompanhando o indivíduo desde a infância, e hajamos iniciado o tratamento em idade tardia, medicá-lo pela estética sugestiva; isto é, por meio do magnetismo e da sugestão combinados: bem orientar-lhe o espírito, dirigindo sua atenção para a beleza das formas femininas, cercá-lo de modelos célebres em pintura, na estatuária principalmente, e obrigá-lo à leitura de obras românticas em que tais belezas despertem as paixões tumultuosas. Facilitar-se-lhe-á o encontro com mulheres plasticamente sensuais, fáceis às carícias, graciosas, faceiras; não se hesitará até diante de certos subterfúrgios a princípio, tal como, por exemplo, o de provocar o coito do invertido com mulheres vestidas de homem; ou mesmo obrigá-lo a pernoitar com mulheres completamente nuas, ainda que não as goze.


Se, porém, existe, da parte do doente, repulsão invencível para as sociedades ambíguas, recorrer-se-á à convivência em outro meio: mulheres atraentes, sim, porém puras, puríssimas, virtuosas: o seio perfumado das famílias.

*
"Frescos Trópicos"
Autores: Ronald Polito, James Naylor Green
Editora: José Olympio
Páginas: 196
Quanto: R$ 22,95
Onde comprar: 0800-140090 ou na Livraria da Folha

Nenhum comentário:

Postar um comentário