domingo, 14 de novembro de 2010

Afinal, o que querem as mulheres?

Casar, ter filhos, uma profissão bacana. Ficar bonita, ser amada, reconhecida pelo que faz. Também ter um tempinho para jogar conversa fora com as amigas. Mulheres querem tudo isso, ou nada disso, e muito mais. Depende do dia. Entendeu?


Nem Freud, o pai da Psicanálise, conseguiu definir o que nós, mulheres, queremos. O assunto dá tanto pano pra manga que virou até seriado de TV, na Globo, com o atraente título "Afinal, o que Querem as Mulheres?". Mas não espere respostas definitivas.

Até os especialistas concordam que mulher é mesmo "meio-louca". "Não dá para entender completamente as mulheres, porque elas mesmas não se entendem. E é preciso aceitar e conviver com esse fato, o que não é fácil", pondera a psicanalista Malvine Zalcberg, autora do livro "Amor, Paixão Feminina".

A grande questão é que mesmo as mulheres passam a vida se perguntando "o que é ser mulher". Já o que querem, é quase um mistério. "As mulheres são mais complexas do que os homens porque têm essa indefinição quanto à feminilidade. Daí surge esse eterna insatisfação, e é por isso que elas se interessam tanto em saber como outras mulheres dão conta dessa questão. O número de revistas e suplementos de jornais voltados para o público feminino é um indício de que as mulheres estão procurando respostas", diz Malvine.

Papel do homem
Ela explica que o papel dos homens nesse ponto é fundamental. "O amor pelo homem tem justamente a função de ajudar a mulher a se definir, e é por isso que, em geral, mulheres dão tanto valor aos relacionamentos".

Entender neurologia pode ajudar a solucionar a diminuir os conflitos entre os sexos. "Mulheres são multifuncionais, mais verbais e emotivas, enquanto homens são mais objetivos. Nós damos voltas para chegar a um assunto, e eles se perdem, não conseguem acompanhar, porque são mais focados", explica a neuropsicóloga Simone Domingues.

Agora que você já entendeu o problema, talvez fique mais fácil descobrir o que as mulheres querem. "Se as mulheres tentarem ser mais assertivas, dando comandos mais diretos aos homens, e esses, por sua vez, tentarem acompanhar o raciocínio delas, vai ser bem mais fácil descobrir o que elas querem", ensina a especialista.




Pequeno Dicionário Feminino
"Certo" As mulheres usam essa palavra para encerrar uma discussão quando elas estão certas. E você, homem, deve se calar

"5 minutos" 
Se ela está se arrumando, significa meia hora. "Cinco minutos" só são cinco minutos se esse for o prazo que ela deu ao namorado/marido para ver o futebol antes de fazer as tarefas domésticas

"Nada" Essa é a calmaria antes da tempestade. Significa que algo está acontecendo e que o homem deve ficar atento

"Você que sabe" É um desafio, não uma permissão. Ela está desafiando o homem a contrariá-la, mas quer mesmo que ele adivinhe o que ela quer fazer

"Tudo bem" Uma das mais perigosas expressões. "Tudo bem" significa que ela quer pensar muito bem antes de decidir como e quando o homem vai pagar pela mancada que acaba de cometer

"Obrigada" Uma mulher está agradecendo, nada demais. Mas, se ela disser, "muito obrigada", é sarcasmo. Nesse caso, homens, não digam "de nada"

"Esquece" É uma mulher dizendo para o homem se virar e descobrir por que ela está zangada

"Deixa pra lá, eu resolvo" Expressão usada quando uma mulher diz várias vezes para um homem fazer algo. É bom começar a agir...

"Sabe, eu estive pensando..."Hora da típica "discussão da relação", a popular DR. Por mais longo que seja o desabafo, o melhor é prestar atenção em tudo...

"Você acha que estou gorda?" Ela quer um elogio

"Fico bem nesse vestido?" Outra deixa para elogio. Caso contrário, é se preparar para perder a festa, porque ela "não terá nada para vestir"

"Não precisa..." Ela quer receber um presente de aniversário especial e uma surpresa

"Não sei se quero ir... "Ela deseja que o namorado/marido demonstre que a companhia dela é importante

"Você não me ama"  Ela quer ouvir - e sentir - que é amada e desejada

Angélica quer tudo ao mesmo tempo, e agora

Fisioterapia, Direito, design de joias. Só uma mulher poderia nutrir, ao mesmo tempo, tantos e tão diferentes interesses. Angélica Gallo Boghi, 29 anos, é a prova viva disso. Fisioterapeuta formada e atuante, ela está para se formar em Direito - quer fazer concursos - desenha e vende as próprias joias. Ainda encontra tempo para o maridão e para fazer planos de aumentar a família. "Acho que toda mulher quer ser independente, ter reconhecimento profissional, mas não dá para deixar a vida pessoal e afetiva de lado, né? A gente quer mesmo é tudo!", diz ela.

Luíza quer amor eterno e mais um monte de coisas

A lista da estudante de Publicidade Luíza de Mello Maciel, 20 anos, não é pequena. "Quero ganhar o suficiente para me sustentar e fazer algumas viagens, mas sem deixar de aproveitar as coisas boas de cada dia. Quero ter os amigos por perto e aprender a administrar o tempo, que a cada dia que passa parece menor", destaca ela, que há três meses engatou namoro com o rapaz de quem gostava havia quase dois anos. "Já havíamos namorado antes, mas agora voltamos bem melhor. Parece que aprendemos", diverte-se ela, que se considera pouco ciumenta, mas exige um tempo exclusivo para o casal, sem computadores ou interferências. "Quero ser prioridade, e sentir esse esforço da parte dele", explica.

Flávia quer alguém especial para admirar 

Trabalhando com tecidos há 25 anos na loja da família, a empresária Flávia Saade, 47, tem uma habilidade desejada pela maioria das mulheres: a capacidade de decidir. Acostumada a escolher entre centenas de tramas diferentes, ela tenta exercer essa habilidade também no dia a dia. "Escolho sabendo o que quero, sem medo de errar. Optei por gerir o negócio da família e hoje me sinto profissionalmente realizada. Adoro ter liberdade para decidir", conta ela, que já tem sua própria lista de desejos. "Agora, quero encontrar um companheiro que me admire, que não se assuste com minha determinação. Alguém que traga coisas boas", destaca a empresária.




A GAZETA

Elaine Vieira

Nenhum comentário:

Postar um comentário