domingo, 17 de outubro de 2010

Veja o vídeo: lagarto jesus cristo (jesus chirst lizard), andando sobre as águas

Os lagartos Jesus Cristo, ou lisards basilisco, são chamado assim porque eles realmente podem andar sobre a água como Jesus. Seu nome real é Basilisk e vem da América Central e estão relacionados com a Iguana.

O lagarto Jesus gosta de viver perto da água, dessa forma, quando ela se assusta por um predador que se aproxima, pode chegar à água e correr pela superfície. Seus predadores são: grandes pássaros, cobras, peixes, outros répteis maiores, e alguns mamíferos.

Os lagartos podem correr sobre a água, porque eles têm uma franja de escamas em seus pés que faz teias um pouco de bolhas que armam de ar debaixo dos seus pés. Estas os mantém sem afundá-los na água, se correr rápido o suficiente transversalmente. Quando eles param de correr, ele não se importa de praticar um pouco de natação. Os lagartos menores podem correr mais do que os maiores e mais pesados. Basilisks geralmente pesam entre 200-600 gramas e podem vir a ter cerca de 2 metros (61 cm) de comprimento, embora média, cerca de 1 pé (30,5 cm) de comprimento.


Basilisco era considerado um se mitologico, mas hoje se sabe que ele não é, ele é um lagarto que quando está ameaçado ele corre tão rapido que não afunda na água, e ganhou um apelido: "o lagarto Jesus Cristo", por ele caminhar sobre a água. Este video é da serie life ou vida em portugues, narrado por David Athenbourg, documentario da BBC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário