quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Uma borboleta branca salvou dois dos mineiros presos no Chile?


No seco do deserto chileno de Atacama folclore misturado com superstição e superstição com religião.

Ali, os dias quentes são seguidos por noites geladas. Em Camp Esperança, na entrada da mina de San José, os parentes dos mineiros presos atendem todas as noites em torno de fogueiras para contar histórias. Nos últimos dias, todo mundo quer ouvir o mineiro e borboleta branca.

O primeiro disse que era um dos 33 mineiros presos, Jorge Galeguillos, em uma carta a seu irmão.

Era 05 de agosto pela manhã, quando ele retornou a mina Galeguillos a bordo de uma caminhonete Nissan Terrano através de um túnel de quatro metros de diâmetro. Seu amigo, ex-futebolista, Franklin Lobos, estava dirigindo.

"Estávamos na oficina e voltamos para baixo quando uma laje de pedra caiu bem atrás de nós. Foi alguns segundos depois que passamos. Pouco mais à frente eu vi uma borboleta branca", escreveu Galeguillos em uma carta de duas páginas, dirigida ao seu irmão, Eleodoro, também mineiro.

Galaguillos e seu companheiro se apressaram para ver o detalhe da borboleta. Essa decisão poupou suas vidas.

"Depois nós estávamos no meio de uma avalanche de lama e poeira. Eu não podia ver minha mão na frente do meu rosto. O túnel desmoronado e uma retroescavadeira enterrada em rochas. Um tanque de água abaixo também foi quase completamente enterrado", continuou .

Um grande pedaço de rocha caiu para trás e bloqueou o nível de 190 inteiro da mina (localizada ao nível do mar), mais as rochas bloquearam o nível 335, perto da entrada.

Quando a poeira baixou, Lobos e Galeguillos continuaram a seguir novamente em rochas que parcialmente cobriam o túnel. Finalmente, conseguiram encontrar e se reunir com os outros 31 mineiros que estavam a salvo no abrigo de 50 metros quadrados no nível 100.

O irmão de Galeguillos diz que ele tem uma explicação racional de como uma pequena borboleta branca poderia ter voado mais de 500 metros de profundidade na mina.

Como a maioria dos garimpeiros na região do deserto, é um católico devoto e muito supersticioso. Ele também acredita nas histórias do "velho".

Eleodoro Galguillos parece envergonhado quando ele dá sua explicação sobre a borboleta branca: "Em campo, nossos avós, que eram camponeses, eles sabiam que era um de bom augúrio encontrar um animal branco no meio da noite", começou ele.

"Cá em mim, não sei o que realmente foi essa borboleta, talvez um anjo que passa na frente deles ou um pequeno deus dizendo" apressa-se, há perigo ", disse Eleodoro.

Parece ser certo que a borboleta protegeu a vida de seu irmão e seu amigo. "Eles foram salvos por nada. O colapso ocorreu acima e abaixo deles. E as coisas foram enterradas ao redor do túnel", disse Galeguillos.

O deserto em flor

O consultor de Mineração Michael Fortt, que visita regularmente as famílias dos mineiros, disse que as pequenas borboletas brancas podem ser vistas, por vezes, na região de flores roxas que florescem algumas horas no deserto Atacacama, algumas vezes por ano quando há muita neblina e orvalho. Este fenômeno chamado de "a flor do deserto."

O local mais próximo onde estas flores estão fica a dois quilômetros da mina. Fortt considera extremamente estranho que um desses insetos voe 500 metros de profundidade.

A explicação mais lógica, do seu ponto de vista, é que a borboleta foi sugada para dentro da mina através do poço de ventilação por uma bolsa de ar gerada pelo colapso. Embora ele próprio não está convencido da sua explicação.

"As pessoas religiosas chamariam isso de um milagre. Partir de uma perspectiva científica, a borboleta pode ter entrado no mini através das correntes de ar. Você pode tirar suas próprias conclusões, mas essa borboleta salvou suas vidas", disse Fortt.


Ciência ou superstição, Fortt insistiu que Lobos Galeguilllo e a velocidade do caminhão para ver a curiosa borboleta, e que a redução da velocidade impediu que a armadilha do colapso os soterrasse.

Uma carta que se comove

Fortt tem uma cópia da carta de George Galeguillos e garante que a história da borboleta tem um impacto profundo em quem ouve. "Eu vi as pessoas chorarem quando li sobre a borboleta que foi  ao encontro deles", diz ele.

A 700 metros de profundidade, Jorge Galeguillos não explicou a história. Em sua carta assinala que é difícil escrever. "Isso é tudo por agora", diz ele. "Desculpe, eu não posso escrever mais porque eu preciso dos meus óculos."

Não é preciso dar mais explicações. As poucas informações reveladas sobre a história deixou pouca dúvida entre aqueles esperados na superfície. Como eles se reúnem em volta da fogueira, as famílias repetiu a história de uma borboleta branca que, segundo eles, era um anjo da guarda.

http://informe21.com/

Um comentário:

  1. voces olham para o céu e perguntam á Deus, ele lhes responde assim, ele fala atravéz de tudo, ele vos salvou.

    ResponderExcluir