quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Sensacional (ismo): Mãe é informada ao vivo na TV de assassinato da filha desaparecida

Uma fotografia sem data de Sarah Scazzi, 15, cujo
corpo sem vida foi encontrado perto da cidade de
 Avetrana, sul da Itália / AP Fonte: AP
Cerca de 3,5 milhões de telespectadores assistiam, ao vivo, ao programa Chi l'ha visto? (Quem viu?), da TV pública RAI, dedicado a pedir ajuda para desvendar casos de pessoas desaparecidas. Neste dia, tratava do desaparecimento da adolescente italiana de 15 anos Sarah Scazzi. A mãe dela, Concetta Serrano, aceitou participar do programa na esperança de obter alguma notícia sobre sua filha. Quem sabe alguém poderia dar informação sobre a desaparecida ao ver a mãe na televisão?


A mãe da adolescente italiana desaparecida foi informada que sua filha havia sido assassinada e que seu cunhado havia confessado o crime durante sua participação ao vivo num programa de TV.

A mãe participava do programa com uma câmera colocada na casa do próprio cunhado, Michele Misseri, o qual a polícia disse ter confessado o assassinato.

A filha de Serrano, Sarah Scazzi, de 15 anos, desapareceu no dia 26 de agosto quando caminhava até a casa do tio na cidade de Avetrana, no sul da Itália, onde ela se encontraria com um primo para ir à praia.

Corpo

Concetta Serrano deixou o programa após a confirmação da confissão

Durante o programa na noite de quarta-feira, assistido por 3,5 milhões de pessoas, a âncora Federica Sciarelli informou Serrano de que agências de notícias diziam que a polícia procurava um corpo que poderia ser de sua filha.

Ao lado de familiares e de um advogado, a mãe permanecia praticamente calada, aparentemente em estado de choque.

Após vários minutos nos quais foram lidas outras notícias com o desdobramento do caso, a âncora finalmente deu a Serrano a informação de que o dono da casa onde ela estava, e que não participava do programa por estar sendo interrogado pela polícia naquele momento, havia confessado o assassinato.

Sciarelli então sugeriu a Serrano: "Talvez seja melhor a senhora ir para casa".

A transmissão era feita diretamente da casa do cunhado de Concetta, onde estava a família. Até que em determinado momento a apresentadora do programa leu a informação de que a adolescente havia sido encontrada morta e, pior, assassinada pelo tio, o cunhado dono da casa. A mãe ficou petrificada enquanto a transmissão seguia informando que, naquele momento, o cunhado já estava preso e havia confessado. O programa seguiu por longos oito minutos, fixado na reação de Concetta que permanecia imóvel enquanto a apresentadora falava. Até que, esta, finalmente perguntou se a mãe desejava terminar o programa e ir para casa, ao que ela responde "acho que é melhor". Ainda assim, a transmissão continuou por mais três minutos, enquanto Concetta saía da sala.

A mãe saiu então de cena, mas o programa continuou com um repórter descrevendo a cena na casa, com uma das filhas do acusado em prantos e alegando a inocência do pai.

Caixa d'água

O promotor do caso, Franco Sebastio, afirmou depois em uma entrevista que a polícia havia encontrado o corpo de uma adolescente loura em uma caixa d'água após Misseri levá-los ao local.

Um teste de DNA será realizado para comprovar se o corpo era mesmo de Sarah.

O tio da garota teria confessado tê-la assassinado após ela ter recusado suas propostas sexuais.

Concetta Serrano após ser informadona
TV  sobre o assassinato da filha de 15 anos:
"meu cunhado é inocente", e "Eu não 
posso acreditar"
Apesar da polêmica gerada pelo programa, o diretor-geral da RAI, Paolo Ruffini, defendeu a emissora.

"O programa procurou lidar com um evento muito trágico da maneira mais delicada possível, e tenho que dizer que a apresentadora conseguiu", afirmou.

Sarah desapareceu em 26 de agosto, enquanto ela andava a curta distância até a cidade de Avetrana para a casa do tio, onde ela deveria encontrar um primo para ir à praia ao longo do Mediterrâneo na região de Puglia.

Segundo a polícia, o tio da menina, Misseri, confessou que tinha matado Sarah logo depois que ela desapareceu. O noticiário disse Misseri confessou ter estrangulado a menina depois que ela se recusou seus avanços sexuais.

A polícia está aguardando os resultados dos testes de DNA para confirmar se o corpo do tio levou-os a se Sarah.

O tio levantou suspeitas de cerca de uma semana atrás, quando ele deu à polícia de telefone celular queimado Sarah afirmou ter encontrado enquanto as folhas a arder perto de sua casa.

O programa de TV pediu a mãe de Sarah, se ela concordasse em ir na TV ao vivo em uma transmissão de casa Misseri, com o seu cunhado e outros membros da família reunida.

Horas antes do show foi ao ar, a polícia começou a interrogar o tio ea transmissão conti

O caso chocou a Itália e provocou uma onda de protestos. Muitos especialistas e telespectadores censuraram o comportamento da emissora RAI e o aproveitamento sensacionalista do caso. A emissora respondeu as críticas dizendo que "tentou reagir a uma situação muito trágica da forma mais delicada possível".

Considerado uns dos pontos negativos do "novo jornalismo", a imprensa sensacionalista tem como único objetivo prender a atenção do público a qualquer custo, visando sempre a audiência, esse tipo de jornalismo torna-se cada vez mais evidente com a guerra do capitalismo que vivemos hoje em dia, na busca exarcebada pela audiência, o sensacionalismo empobrece cada vez mais o jornalismo.

Preocupado apenas em falar o que o público quer ouvir, esse tipo de jornalismo esquece que a verdadeira função vai além de relatar os fatos, mas também propor soluções que ajudem a resolver os problemas apresentados.

A partir de Informações da BBC e heraldsun

Nenhum comentário:

Postar um comentário