domingo, 3 de outubro de 2010

O palhaço 'Tiririca' - que significa mal-humorado e o craque Romário - que quer "manter as crianças fora de crack e outras drogas": os campeões de voto

O candidato a deputado federal por SP tentou ser discreto e se assustou com assédio das pessoas
Francisco Everardo Oliveira Silva, mais conhecido como Tiririca a candidato a deputado federal por São Paulo (PR), votou na manhã deste domingo (3) na bairro da Aclimação, na capital paulista.

Sem usar as tradicionais peruca e roupa de palhaço, Tiririca tentou se manter discreto e parecia assustado com o assédio das pessoas que votavam na mesma seção.

No mês de setembro o Ministério Público Federal apresentou uma denúncia em que acusava o candidato de não poder se eleger por ser analfabeto. No entanto, o juiz Sérgio Rezende Silveira entendeu que a candidatura é válida já que o TRE-SP aceitou durante o registro.

Francisco Everardo Oliveira Silva, mais conhecido como Tiririca a candidato a deputado federal por São Paulo (PR), votou na manhã deste domingo (3) na bairro da Aclimação, na capital paulista.

Sem usar as tradicionais peruca e roupa de palhaço, Tiririca tentou se manter discreto e parecia assustado com o assédio das pessoas que votavam na mesma seção.

No mês de setembro o Ministério Público Federal apresentou uma denúncia em que acusava o candidato de não poder se eleger por ser analfabeto. No entanto, o juiz Sérgio Rezende Silveira entendeu que a candidatura é válida já que o TRE-SP aceitou durante o registro.

Romário mostra simpatia ao votar no Rio. Foto: Wania Corredo - Extra  Foto: Romário mostra simpatia ao votar no Rio. Foto: Wania Corredo - Extra

Abaixo a matéria da BBC News sobre as eleições brasileiras
"O que faz um deputado federal fazer? Verdade, eu não sei. Mas votar em mim e eu vou descobrir."

Este é um dos slogans políticos de um homem que se espera entrar na Câmara dos Deputados, a câmara baixa do Congresso, nas eleições gerais de 03 de outubro com o apoio de mais de um milhão de eleitores.

Se a frase soa como uma espécie de brincadeira, talvez você não ficará surpreso ao saber que o candidato, é um palhaço profissional.

Francisco Everardo Oliveira Silva, ou Tiririca, como é conhecido, começou a trabalhar em um circo aos oito anos de idade no estado pobre do nordeste do Ceará, e agora é um comediante de TV.

Como Tiririca - que significa mal-humorado - dezenas de personalidades do esporte brasileiro e C show business lista estão lutando por um dos 513 assentos da Câmara, ao lado de políticos experientes, membros de clãs políticos de longa data e de novos completa.

Ao todo, são mais de 6.000 candidatos de 27 partidos.

Outro candidato que está com previsão de  uma vitória esmagadora é o ex-jogador de futebol Romário, herói do Brasil, em 1994, vitória na Copa Mundial.

Ele está correndo para o escritório que representa o seu estado de origem do Rio de Janeiro e pretende trabalhar para "manter as crianças fora de crack e outras drogas".

"Como um miúdo que cresce acima em uma comunidade carente, cansei de políticos que nos visitam e melhorias prometendo que nunca aconteceu. Percebi que eu tenho que ser a pessoa que as coisas sejam feitas", Romário diz a BBC.

Impacto social media
Enquanto a grande mídia se concentra em uma corrida presidencial, que provavelmente já está definida, com a forma escolhida pelo presidente Lula da Silva é Dilma Rousseff à frente de seus adversários nas urnas, a "corrida maluca" para o Congresso do Brasil domina a blogosfera e sites de rede social.


Ex-jogador de futebol Romário diz que vai defender os pobres
Vídeos Tiririca, por exemplo, já foram vistos por mais de 3,5 milhões de pessoas no YouTube, e seu nome permaneceu como um dos trending topics do Twitter por alguns dias.

"No Brasil, todos os candidatos são alocados tempo de antena em antena de TV e rádio. E quando as pessoas, como Tiririca aparecem na tela, eles destacam-se o" chato "aqueles que estão realmente usando seus slots para apresentar propostas concretas", explica Eliane Cantanhede, correspondente político no jornal Folha de S Paulo.

Mas uma longa lista de nomes exóticos não é exclusiva para esta campanha eleitoral.

"O Brasil tem uma tradição de voto para esses tipos de personagens, seja porque eles fazem uma forte impressão nos eleitores mais pobres e menos informados, ou porque eles atraem as pessoas ricas e bem instruídas que estão fartos de políticos e querem protestar" , Cantanhede diz.

A forma como a Câmara dos Deputados é formado - por uma lista aberta sistema de representação proporcional - também alimenta a existência de tais candidatos, dizem analistas

David Fleischer, professor de Ciência Política da Universidade de Brasília, explica: "Essas pessoas são promovidos por seus partidos, na esperança de que eles vão conseguir votos suficientes para puxar umas duas ou três menos votados para os candidatos no escritório."

Algumas partes são tão conscientes da eficiência do sistema que até convidar celebridades para disputar as eleições.

Um exemplo é Suellem Rocha, alias Mulher-Pêra - "a mulher em forma de pêra" - um modelo de 22 anos de idade e dançarino, que disse à BBC que tinha aceite uma proposta do Partido Nacional do Trabalho para tentar agarrar um lugar em Brasília , onde ela espera que a "luta para os jovens", como ela diz.

"Eu estou adorando fazer campanha nas ruas, e as pessoas que conheço dizem preferir votar em mim do que para os candidatos corruptos. Eles me dizem que é hora de trazer renovação ao Congresso", diz ela.

"Maus"
A corrupção é, de fato, uma das palavras mais associadas com o corpo formado pelo Senado e pela Câmara dos Deputados.


Pesquisa realizada em 2007 pela G1.com, um site de notícias líder no Brasil, mostrou que houve pelo menos 20 grandes escândalos de corrupção no Congresso desde que a democracia foi restaurada no Brasil em 1985.

Um dos mais notório escândalo foi o do "mensalão", um suposto esquema de compra de votos dos parlamentares para aprovarem os projetos do governo. A decisão envolvia o PT de Lula (Partido dos Trabalhadores) e alguns dos seus aliados mais próximos, em 2005.

Os acusados foram banidos do cargo, mas Lula conseguiu se manter à tona e foi reeleito no ano seguinte.

"Se no passado o Congresso foi fundamental para a oposição ao regime militar, hoje ele é apenas visto como um lugar onde os bandidos vão fazer dinheiro", diz Cantanhede.

Para o analista, este é o resultado do fracasso do Brasil para acompanhar as mudanças políticas, ao contrário do que fez no front econômico: "Devido à natureza centralizadora do governo Lula e por causa de sua falta de interesse em promover um debate ético , o legislativo brasileiro perdeu o seu papel político. "

O corpo ainda é responsável por aprovar ou rejeitar leis, bem como controlar o orçamento do executivo.

Mas, como explica o professor Fleischer, a existência de comitês de liderança, formada por deputados nomeados por seus partidos e aliados, permite que o presidente tenha poder considerável para controlar a agenda do Congresso.

Em 03 de outubro, quase 136 milhões de brasileiros também será escolherão os governadores de estado, deputados estaduais e senadores. O voto é obrigatório no país.

Você está no Brasil? Quais são as questões que vão decidir seu voto? Envie seus comentários e vídeos para nós usando o formulário abaixo:

No Brasil, a crença geral é que você pode ficar rico overnight. Os políticos só reforçam a crença de alcançar o que o cidadão comum nunca pode alcançar com trabalho honesto. Assim, tornando-se um político é a melhor maneira de ficar rico overnight. Em vez de ser arrancado do contribuinte você pode se tornar um dos escolhidos que gostam de todos os privilégios possíveis.

Vitória Lima, João Pessoa, Paraíba, Brasil

Este não é um problema exclusivamente brasileiro. Como disse Platão na República, a democracia vem com o ônus de colocar uma massa de eleitores ignorantes no poder. Ele vai voltar para o sistema educacional aqui no Brasil, e essa linha de pensamento trabalha para muitos países desenvolvidos, EUA incluídos - a educação (assim como a saúde) não deve ser um produto do capitalismo, para ser adquirido por pessoas com apenas o dinheiro, mas deve seguir, em qualquer caso, o regime socialista e ser tratada como um direito, ao invés de bens de consumo. Infelizmente, esta idéia é utópica, uma vez que temos no Brasil alguns grupos de poder que simplesmente ganham muito dinheiro da maneira como as coisas estão, sem mudar qualquer coisa.

Rafael Barreto, Rio de Janeiro, Brasil

Como um estudante brasileiro, eu me sinto muito envergonhada. É muito triste para mim saber que vamos ter que viver mais quatro anos com pessoas despreparadas decidir nosso futuro. Muitas pessoas no Brasil não levar a política a sério, só acho que é engraçado e voto para os candidatos apenas para brincar. Eu sinto que não há como voltar atrás. Temos que ter gente séria lá em Brasília. Meu voto é para a educação, algo que está realmente faltando aqui.

Guilherme Eiras, Florianópolis, Brasil

Acredito que as pessoas que votam para estes indivíduos estão fazendo um protesto contra a corrupção, cada vez mais comum em nosso país. Meu voto é consciente para quem tem uma terceira alternativa no Congresso, e não de "palhaços" ou celebridades que são empurradas para a eleição fantoches políticos.

Ronoaldo Pereira, Diadema, Brasil

Como cidadão brasileiro sinto-me constrangida e com vergonha por essas pessoas, elas não têm o intelecto e / ou conhecimento para estar envolvido com o governo. As pessoas aqui no Brasil perderam a fé nos políticos, porque muitos dos escândalos que ocorreram nos últimos 15 anos. Sinto-me profundamente triste com isso.

Janaína, Cascabel, Brasil

Como cidadão brasileiro eu não sinto nada, mas a vergonha de tudo isso. É muito triste que a política no Brasil havia se tornado uma piada. Parece-me que as pessoas simplesmente não se importam com quem governa o país, contanto que eles pegam o subsídio mensal (conhecido como o Bolsa Família), patrocinado pelo Governo Federal e do todo-poderoso presidente Lula. Se nós não oferecemos uma educação adequada ao nosso povo - o tipo de educação que cria cidadãos proativos em vez de ir-com-o-fluxo de multidões - este cenário não deverá mudar tão cedo.

Atalija Lima, Natal, Brasil



Outros candidatos artistas:


Na Música:
Gaúcho da Fronteira (PTB-RS) - Músico concorre a deputado estadual
Kiko (DEM-SP) - Membro do grupo KLB, concorre a deputado federal
Leandro (DEM-SP) - Integrante do KLB, concorre a deputado estadual
Netinho (PCdoB-SP) - Cantor do grupo Negritude, concorre a senador
Reginaldo Rossi (PDT-PE) - Cantor, concorre a deputado estadual
Renner (PP-GO) - Integrante da dupla Rick&Renner, concorre ao Senado
Sérgio Reis (PR-MG) - Cantor e ator, concorre a deputado federal
Tati Quebra-Barraco (PTC-RJ) - Funkeira e Reboladeira, concorre a deputada federal


Na Televisão:
Ronaldo Esper (PTC-SP) - O estilista quer ser deputado federal
Pedro Manso (PRB-RJ) - Humorista, disputa na vaga na Assembleia Legislativa
Dedé Santana (PSC-PR) - Humorista, quer ser deputado estadual
Tiririca (PR-SP) - Humorista, disputa uma vaga na Câmara Federal
Batoré (PP-SP) - Humorista, quer uma vaga na Câmara Federal


No Esporte:
Acelino Popó Freitas (PRB-BA)- O boxeador concorre a deputado estadual
Maguila (PTN-SP)- Ex-boxeador,quer ser deputado federal
Marcelinho Carioca (PSB-SP)- Ex-jogador, concorre a deputado federal
Romário (PSB-RJ)- Ex-jogador, busca uma vaga na Câmara Federal
Vampeta (PTB-SP) - Ex-jogador, concorre a deputado federal
Fabiano (PMDB-RS) - Ex-atacante do Inter, é candidato a deputado estadual
Danrlei (PTB-RS) - Ex-goleiro do Grêmio, concorre a deputado federal


No Pomar:
Mulher Melão (PHS-RJ) - Cristina Célia Antunes Batista concorre a deputada federal
Mulher Pera (PTN-SP) - Suellen Aline Mendes Silva quer ser deputada federal

Um comentário:

  1. O Brasil deve é tirar a obrigatoriedade do voto,desta forma pessoas com o perfil do Tiririca ou de políticos corruptos teriam poucas chances de serem eleitos. Optaria por votar aquele cidadão que tivesse disposto a acordar cedo e enfrentar "aquela" fila pelo fato de dispor de uma percepção apurada da política, pois o brasileiro que acredita que o artista Tiririca possa vir a assumir um bom desempenho na política nacional tem uma visão extremamente medíocre da política, da cultura; então está assumindo papel de palhaço, também.

    ResponderExcluir