terça-feira, 5 de outubro de 2010

Jovens: Orkut marca toda uma geração

O Orkut chega aos seis anos de idade em 2010 e, para uma geração inteira de jovens que completa agora 18 anos, o perfil na rede social acompanhou toda a adolescência.

Foi nos depoimentos, nos perfis de amigos, nas comunidades e nos álbuns de fotos que ficaram marcadas as memórias boas e ruins, as amizades novas e desfeitas, as intrigas e risadas dos últimos anos.

"Eu ficava no mínimo quatro horas por dia atualizando o Orkut toda hora e esperando alguém responder", recorda Danielle Tenis, de 18 anos, quatro deles de Orkut e os últimos dois de Facebook.

Hoje, com o dia ocupado pelo cursinho e pelas horas de estudo se preparando para o vestibular, ela passa só 15 minutos por dia principalmente "para ver as fotos dos amigos e mandar algum recado do tipo ?me liga? ou ?vamos sair hoje?", conta. "Às vezes passo uns dois dias sem entrar, aí fico (no Orkut) um pouco mais."

Assim como ela, 9,4 milhões de visitantes do Orkut têm entre 15 e 24 anos e formam a segunda maior faixa etária da rede social (31% dos brasileiros que visitaram o site em julho). Os jovens adultos entre 25 e 34 anos (32,7%) são a primeira, segundo a consultoria ComScore.

O univesritário Igor Teixeira da Costa, 20 anos, possui dois perfis no Orkut, porque um só não comportou a quantidade de amigos que ele tem, desde 2006.

"Tenho 999 amigos em um e quase 40 no segundo. E só adiciono quem eu conheço", afirma. Ele conta que a família é grande e a maior parte mora no Rio de Janeiro. Tem muitos amigos de fora do Estado também e o Orkut é a melhor forma de manter contato com todos eles.

A estudante Juliana Silva de Vasconcelos, 21 anos, está no Orkut desde 2005 e não pretende sair. Ela mantém o hábito de participar ativamente das comunidades, comentando nos fóruns e acompanhando as atualizações.

"Gosto de dividir informações, me informar dos assuntos que são do meu interesse e faço isso pelas comunidades do Orkut, não troco pelo Twitter", afirma.

São esses jovens que fizeram do Orkut uma das principais, mais antigas e mais populares redes sociais do mundo e transformaram o Brasil em um dos países com mais experiência em redes sociais.

Quase quatro em cada cinco brasileiros com acesso a internet entram no site todo mês, a maior penetração de uma rede social no mundo. "O Orkut no Brasil virou um case de internet", afirma Alex Banks, gerente geral da ComScore Brasil e vice-presidente para a América Latina da consultoria.

Concorrência
A rede social criada em 2004 pelo Google passou de 22,7 milhões de visitantes únicos há um ano para 30,3 milhões em julho. No mesmo período o Facebook cresceu 524%: de 1,3 milhões de visitantes para 8,3 milhões - um quinto dos usuários de internet no país.

Os orkuteiros também são mais ativos do que os usuários brasileiros no Facebook: visitam mais de 37 vezes a rede social em um mês e passam cerca de cinco horas conectados à rede social. Enquanto que os do Facebook não acessam nem sete vezes seu perfil e ficam pouco mais de meia hora no site criado por Mark Zuckerberg também em 2004. (Com informações de Amanda Monteiro)



É a quantidade média de acessos ao Orkut por mês feita por usuários brasileiros, que passam cerca de cinco horas conectados à rede social por dia.

Rede social aproxima as pessoas

Para a psicóloga Luciana Ruffo, do Núcleo de Pesquisas da Psicologia em Informática da PUC-SP, as redes sociais ocupam um espaço perdido na vida dos adolescentes. "Nas cidades grandes as pessoas se afastam mais, a rede social faz você ficar mais próximo dos outros, parte de uma comunidade. E isso é importante na socialização das pessoas, mesmo que seja feito através do computador, diz."


Comparativo:

Facebook 
Atualizações
- Baseia-se nas interações que acontecem na timeline. Todas as atualizações e publicações de seus amigos aparecem lá

Interação
- Interações improváveis surgem da possibilidade de todo mundo curtir e comentar qualquer ação de seus amigos

Amigos 
- Podem ser organizados em grupos e níveis de relação, mas o compartilhamento não acompanha essa divisão

Privacidade - A dificuldade em restringir o acesso a dados pessoais é alvo reclamações. Configurações e conteúdo são separados

Fotos - Reúne numa página fotos postadas e as marcadas. Permite fácil upload pelo celular

Orkut 


Atualizações - Adotou a lista de atualizações na página inicial

Interação - Era restrita, mas os scraps coletivos (privados ou públicos) do novo modelo facilitam a comunicação

Amigos - Agora, é possível dividir os contatos em círculos sociais, que podem receber atualizações específicas

Privacidade - As configurações estão ao lado de cada função, o que facilita restringir o acesso a fotos, recados e dados do perfil

Fotos - Não há limite de fotos. Elas podem ser divididas em álbuns, marcadas e comentadas

Orkut em números:

9,4 - milhões de visitantes do Orkut têm entre 15 e 24 anos e formam a segunda maior faixa etária da rede social
32% - dos usuários do Orkut são jovens adultos entre 25 e 34

30,3 - milhões de visitantes únicos foram registrados no Orkut em julho deste ano

Rede muda para não perder usuário 

A concorrência de outras redes sociais fez o Orkut se mexer. Há poucos dias, o Google apresentou para a maior rede social no Brasil algumas mudanças. Agora, o Orkut organiza a rede de contatos do usuário em grupos, que são criados automaticamente e podem ser editados.

A navegação fica baseada em abas, cada uma agrupando uma rede - são redes dentro das redes. É possível compartilhar conteúdo com grupos específicos de maneira pública e privada. E essas ações aparecem na home, que ganha uma caixa maior e destacada de atualização de status - à la Facebook - sobre a timeline de atualizações.

A próxima mudança do Orkut deve ser na interface das comunidades. "Estamos ouvindo usuários e testando uma interface em uma comunidade específica, para receber o feedback", explicou Eduardo Thuler, gerente de produtos de Social do Google.

E essas mudanças ocorrem para consolidar ainda mais a rede social. De acordo com o Google, o Orkut cresce 12% ao ano, é lucrativo desde novembro de 2009 e é quase 9 vezes maior do que o Facebook.

E quem vai para o Facebook não larga, necessariamente, o Orkut: dados da ComScore apontam que dos 8,3 milhões de visitantes únicos brasileiros do Facebook em julho, 7,6 milhões (ou 90,95%) também acessaram o Orkut.

Com a divisão, o Orkut quer trazer de volta quem migrou para o Facebook com a promessa de compartilhar conteúdo com um grupo específico - provavelmente pessoas que já tinha no Orkut, mas para as quais queria dizer algo específico. Na nova ferramenta, será possível dizer algo específico para todo mundo: o Orkut, afinal, virou uma lista telefônica da internet brasileira - quase todo mundo está lá. (Filipe Serrano e Ana Freitas - A GAZETA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário