sábado, 9 de outubro de 2010

Coveiro no Espírito Santo ganha eleição para deputado com a campanha do "agora é nóis".

Com 5.723 votos, sendo 5.111 só em Guaçuí, Valdir Ribeiro (PPS) ficou à frente dos figurões que foram eleitos
ANDRESA ALCOFORADO - A GAZETA


"Agora é nóis" (sic). Com esse irreverente slogan, um homem simples e que trabalha como coveiro em Guaçuí, Sul do Estado, conseguiu chamar atenção da cidade. Candidato a deputado federal pelo PPS, Valdir Ribeiro, o Valdir da Colimbre, recebeu mais votos no município do que todos os seus adversários à Câmara. Não conseguiu ser eleito, mas causou surpresa ao despontar como liderança na região.

Com 5.723 votos, sendo 5.111 só em Guaçuí, Valdir ficou à frente dos figurões que foram eleitos. Sueli Vidigial (PDT), que ficou em segundo lugar no município, recebeu menos da metade de votos que Valdir nas urnas - 2.262.

Para efeitos de comparação do "fenômeno Valdir" em Guaçuí, ele conseguiu atrair mais apoios que os tucanos Luiz Paulo Vellozo Lucas, que tentava uma vaga no Palácio Anchieta, e Rita Camata, que se candidatou ao Senado. Na cidade, Luiz Paulo recebeu 2.451 votos e Rita, 2.045 votos - na cidade, a candidata ao Senado ficou atrás, inclusive, de Professor Renato (PSOL).

Depois do corre-corre na campanha, o coveiro já está de volta ao trabalho: o cemitério municipal de Guaçuí. Ele atribuiu seu fenômeno nas urnas ao seu carisma na cidade, onde também trabalhou como gari.

Votação maior que a de Dilma na cidade


Além de ter "arrebentado" em sua votação para deputado federal, o coveiro Valdir da Colimbre conseguiu outra proeza. Recebeu mais votos que a candidata à presidência da República Dilma Rousseff (PT), que registrou 4.979 votos em Guaçuí. Nos termos do futebol ele ainda deu uma "goleada" em Marina Silva (PV) que ficou em terceiro lugar, com 1.900 votos no município do Sul - uma diferença de 3.823 votos. José Serra (PSDB) registrou 7.745 votos em Guaçuí, sendo o mais bem colocado entre os presidenciáveis. Em relação a seus adversários diretos ele ainda deixou para trás - no município - o campeão de votos em todo o Estado e ex-prefeito da Serra, Audifax Barcelos (PSB), além de Rose de Freitas (PMDB), Lelo Coimbra (PMDB) e César Colnago (PSDB).

"Gostam de mim"


"Sempre fui uma pessoa bem vista na cidade. Trabalho há cinco anos como coveiro, mas antes fui gari. Conheço muita gente e sei que as pessoas gostam mesmo de mim como sou", conta Valdir, que confessou ter o sonho de ser vereador. E, pelos números obtidos nesse pleito, ele tem motivos para se preparar. Afinal, o vereador eleito com o maior número de votos em 2008 marcou 1.917.

Filiado ao PPS há alguns anos, na última eleição Valdir foi candidato a vereador, mas não teve muita sorte, conseguindo apenas 148 votos. "Na próxima eleição eu vou voltar como candidato a vereador. As pessoas me pedem muito na rua e tenho que atender o povo. Tenho certeza que vou ter uma boa votação", afirma o coveiro, tímido e de poucas palavras.

Mas a campanha de Valdir não é só felicidade. Uma denúncia anônima feita na Justiça Eleitoral acusou o então candidato por irregularidades na aplicação da verba durante a campanha. A polícia civil já está investigando o caso.

"Eu fiz minha campanha de bicicleta e não recebi dinheiro nenhum do partido. Alguns santinhos foram os comerciantes que fizeram e até a música da campanha foi doada por um amigo", finaliza Valdir. (Com colaboração de Mariana Montenegro)

Nenhum comentário:

Postar um comentário