terça-feira, 28 de setembro de 2010

Top 10 Religiões do Mundo

Estatísticas de religiões do mundo são apenas  levantamentos aproximados .Além do cristianismo, as religiões poucos, se algum, tentar manter registros estatísticos, mesmo protestantes e católicos e empregar diferentes métodos de contagem de membros.

ReligiãoAdeptosPercentagem
Cristianismo2.100 milhões33,0%
Islamismo1.500 milhões21
Hinduismo900 milhões14
Budismo376 milhões6
Sikhismo23 milhões0.36
Judaísmo14 milhões0.22
Bahaismo70000000.1
Confucionismo6,3 milhões0.1
Jainismo4,2 milhões0.1
Xintoísmo4 milhões0.0



Cristianismo 
O cristianismo começou como uma seita dissidente do judaísmo quase 2000 anos atrás. Jesus, o filho da Virgem Maria e seu marido José, mas concebido através do Espírito Santo, foi incomodado por algumas das práticas dentro de sua fé judaica nativa e começou a pregar uma mensagem diferente de Deus e da religião. Durante suas viagens ele foi acompanhado por doze discípulos que o seguiam em suas jornadas e aprendiam com ele. Ele realizou muitos milagres durante este tempo e muitos de seus ensinamentos relacionados sob a forma de parábolas. Entre suas frases mais conhecidas são a "amar o teu próximo" e "virar a outra face". Em um ponto, ele revelou que ele era o Filho de Deus enviado à Terra para salvar a humanidade de nossos pecados. Isso ele fez ao ser crucificado na cruz por seus ensinamentos. Em seguida, ele ressuscitou dos mortos e apareceu aos seus discípulos e disse-lhes para ir adiante e espalhar a sua mensagem.

Desde que o cristianismo e o judaísmo partes da mesma história até a época de Jesus Cristo, eles são muito semelhantes em muitas das suas crenças fundamentais. Há duas diferenças básicas. Uma delas é que os cristãos acreditam no pecado original, e que Jesus morreu em nosso lugar para nos salvar do pecado. A outra é que Jesus era plenamente humano e Deus e como o Filho de Deus faz parte da Santíssima Trindade: Deus Pai, o Filho eo Espírito Santo. Todos os cristãos acreditam no céu e que aqueles que se arrependerem sinceramente os seus pecados diante de Deus serão salvos e se juntar Ele no céu. A crença no inferno satanás varia entre os grupos e indivíduos.

Há uma infinidade de formas de cristianismo que têm desenvolvido, quer devido a desacordos sobre o dogma, a adaptação a diferentes culturas, ou simplesmente gosto pessoal. Por esta razão, pode haver uma grande diferença entre as várias formas de cristianismo que pode parecer diferentes religiões para algumas pessoas.


Islamismo - 622 dC
O Islã foi fundada em 622 dC por Maomé, o Profeta, em Meca (também escrito Meca). Embora seja o mais jovem das grandes religiões do mundo, os muçulmanos não vêem isso como uma nova religião. Eles crença de que é a mesma fé ensinada pelos profetas, Abraão, Davi, Moisés e Jesus. O papel de Muhammad como o último profeta foi para formalizar e clarificar a fé e purificá-la através da remoção de idéias que foram adicionados em erro. Os dois textos sagrados do islamismo são o Alcorão, que são as palavras de Alá "o único Deus verdadeiro", como dado a Maomé, e no Hadith, que é uma coleção de ditos de Maomé. Os direitos de todos os muçulmanos são conhecidos como os Cinco Pilares do Islã e são os seguintes:


  1. Recite shahadah a pelo menos uma vez.
  2. Realize a salat (oração) 5 vezes ao dia, enquanto enfrenta a Caaba em Meca.
  3. Doe para a caridade regularmente através do zakat, um imposto de 2,5% a caridade, e através de doações adicionais para os necessitados.
  4. Jejuar durante o mês de Ramadã, o mês que Maomé recebeu o Alcorão de Deus.
  5. Fazer peregrinação a Meca pelo menos uma vez na vida, se física e economicamente possível.

Os muçulmanos seguem um monoteísmo estrito com um criador que é justo, onipotente e misericordioso. Eles também acreditam em Satanás, que leva as pessoas ao pecado, e que todos os descrentes e pecadores passarão a eternidade no inferno. Os muçulmanos que sinceramente se arrependem e se submetem a Deus vão voltar a um estado de impecabilidade e irão para o paraíso depois da morte. Álcool, drogas e jogos de azar devem ser evitados e que rejeitem o racismo. Eles respeitam os profetas anteriores, Abraão, Moisés e Jesus, mas consideram que o conceito da divindade de Jesus como blasfemo e não acreditam que ele foi executado na cruz.


Hinduísmo - 4000-2500 aC *
As origens do Hinduísmo podem ser rastreados pela a civilização do Vale do Indo em algum momento entre 4000 e 2500 aC. Embora considerado por muitos como uma religião politeísta, a base do Hinduísmo é a crença na unidade de tudo. Este conjunto é chamado de Brahman. O propósito da vida é perceber que somos parte de Deus e por isso podemos deixar este plano de existência e voltar com Deus. Este esclarecimento só pode ser conseguido passando por ciclos de nascimento, vida e morte conhecido como samsara. Um progresso em relação a iluminação é medido pelo seu karma. Este é o acúmulo de ações boas e ruins todos um e isso determina próxima reencarnação da pessoa. Atos altruístas e pensamentos, bem como a devoção a Deus é uma ajuda para renascer em um nível superior. Maus atos e pensamentos que levam alguém a ser reencarnado em um nível inferior, como uma pessoa ou mesmo um animal.

Hindus seguem um rigoroso sistema de castas que determina a posição de cada pessoa. A uma casta nasce é o resultado do karma de suas vidas anteriores. Apenas os membros da casta mais elevada, os brâmanes, podem realizar os rituais religiosos hindus e ocupam posições de autoridade dentro dos templos.

Budismo - 560-490 aC
Budismo se desenvolveu a partir dos ensinamentos de Sidarta Gautama, que, em 535 aC, atingiu a iluminação e assumiu o título de Buda. Ele promoveu 'O Caminho do Meio "como o caminho para a iluminação, em vez de os extremos de mortificação da carne ou do hedonismo. Muito tempo depois de sua morte os ensinamentos de Buda foram escritos. Esta coleção é chamado Tripitaka. Os budistas acreditam em reencarnação e que devemos passar por ciclos de nascimento, vida e morte. Depois de muitos ciclos desse tipo, quando uma pessoa libera o seu apego ao desejo e ao eu, eles podem alcançar o Nirvana. Em geral, os budistas não acreditam em nenhum tipo de Deus, a necessidade de um salvador, a oração ou a vida eterna após a morte. No entanto, desde a época do Buda, o budismo integrou muitas regional rituais religiosos, crenças e costumes em como ela se espalhou por toda a Ásia, para que essa generalização não é mais verdade para todos os budistas. Isso tem ocorrido com pouco conflito, devido à natureza filosófica do budismo.

Sikhismo - 1500 DC
A fé Sikh foi fundada por Shri Guru Nanak Dev Ji na região de Punjab, atual Paquistão. Ele começou a pregar o caminho para a iluminação e Deus após ter recebido uma visão. Após sua morte, uma série de nove Gurus (considerado como reencarnações do Guru Nanak) liderou o movimento até 1708. Neste momento, essas funções passaram a Panth e o texto sagrado. Este texto, o Shri Guru Granth Sahib, foi compilado pelo décimo Guru, Gobind Singh. É composto de hinos e escritos dos primeiros 10 Gurus, juntamente com textos de diferentes muçulmanos e santos hindus. O texto sagrado é considerado o Guru 11 e final.

Sikhs acreditam em um Deus único informe com muitos nomes, que podem ser conhecidas através da meditação. Sikhs rezam muitas vezes a cada dia e são proibidos de adorar os ídolos ou ícones. Eles acreditam no samsara, carma e reencarnação como hindus fazem, mas rejeitam o sistema de castas. Eles acreditam que todos tem o mesmo status aos olhos de Deus. Durante o século 18, houve uma série de tentativas para elaborar um retrato fiel dos costumes Sikh. Estudiosos e teólogos Sikh começaram em 1931 para preparar o maryada Reht - o código de conduta Sikh em convenções. Isso teve êxito alcançado um elevado nível de uniformidade nas práticas sociais e religiosas do Sikhismo em todo o mundo. Ele contém 27 artigos. Artigo 1 º define que é um sikh:

"Qualquer ser humano que acredita fielmente em:

Um ser imortal,
Dez Gurus, do Guru Nanak Dev ao Guru Gobind Singh,
O Guru Granth Sahib,
Os enunciados e os ensinamentos dos dez Gurus e
o batismo legada pelo décimo Guru, e quem não deve fidelidade a nenhuma outra religião, é um sikh. "

Judaísmo - 2000 aC
Fé, o Judaísmo, o Cristianismo, o Islã e os Baha'i todos se originaram de um pacto divino entre o Deus dos antigos israelitas e Abraão cerca de 2000 aC. O próximo líder dos israelitas, Moisés conduziu seu povo do cativeiro no Egito, e recebeu a Lei de Deus. Josué mais tarde levou para a terra prometida, onde Samuel estabeleceu o reino de Israel com Saul como seu primeiro rei. Rei David estabeleceu Jerusalém eo Rei Salomão construiu o primeiro templo lá. Em 70 dC o templo foi destruído e os judeus foram espalhados por todo o mundo até 1948, quando o Estado de Israel foi formado.

Os judeus crêem em um criador que é o único a ser adorado como senhor absoluto do universo. Ele monitora as atividades dos povos e premia as boas ações e pune o mal. A Torá foi revelada por Deus a Moisés e não pode ser alterado se Deus se comunica com o povo judeu através dos profetas. Os judeus acreditam na bondade inerente do mundo e seus habitantes como criações de Deus e não necessitam de um salvador para salvá-los do pecado original. Eles acreditam que são o povo escolhido de Deus e que o Messias vai chegar no futuro, reuni-los em Israel, haverá uma ressurreição geral dos mortos, e do Templo de Jerusalém destruído em 70 dC será reconstruído.

Bahá'í - 1863 CE
A Fé Bahá'í surgiu do islamismo em 1800 com base nos ensinamentos de Baha'u'llah e agora é uma fé distinta no mundo inteiro. Os seguidores da fé creem que Deus enviou nove grandes profetas para a humanidade através do qual o Espírito Santo revelou a "Palavra de Deus." Isto deu origem a grandes religiões do mundo. Embora essas religiões surgiram a partir dos ensinamentos dos profetas de um Deus, bahá'í não acreditam que eles são todos iguais. As diferenças nos ensinamentos de cada profeta é devido às necessidades da sociedade a que veio para ajudar e que a humanidade estava pronta para ser revelado a ele. crenças bahá'ís promovam a igualdade de gênero e raça, a liberdade de expressão e de reunião, a paz mundial e um governo mundial. Eles acreditam que um único governo mundial liderado pelos bahá'ís será estabelecida em algum ponto no futuro. A fé não tenta preservar o passado, mas não abraçam as conclusões da ciência. Os bahá'ís acreditam que cada pessoa tem uma alma imortal que não pode morrer, mas é liberado para viajar pelo mundo do espírito após a morte.


Confucionismo - 500 aC
K'ung Fu-Tzu (Confúcio), nasceu em 551 aC, no estado de Lu na China. Ele viajou por toda a China dar conselhos aos seus governantes e ensino. Seus ensinamentos e escritos tratados com a moral individual e a ética, o bom exercício do poder político. Ele destacou os seguintes valores:

Li: ritual, decoro, etiqueta, etc
Hsiao: o amor entre os membros da família
Yi: justiça
Xin: honestidade e lealdade
Jen: benevolência para com os outros, a maior das virtudes confucionistas
Chung: a lealdade ao Estado, etc
Ao contrário da maioria das religiões, o confucionismo é primariamente um sistema ético com os rituais em momentos importantes durante a vida. Os períodos mais importantes reconhecidos na tradição confuciana é nascer, a atingir a maturidade, o casamento ea morte.

Jainismo - 420 aC
O fundador da comunidade Jain foi Vardhamana, Jina o último de uma série de 24 que viveu no leste da Índia. Ele alcançou a iluminação após 13 anos de privação e cometeu o ato de salekhana, o jejum até a morte, em 420 aC. Jainismo tem muitas semelhanças com o hinduísmo e o budismo que se desenvolveu na mesma parte do mundo. Eles acreditam em karma e reencarnação como fazem os hindus, mas eles acreditam que a iluminação e libertação desse ciclo só pode ser alcançada através de ascetismo. Jainistas seguem fruititarianismo. Esta é a prática de apenas comer o que não vão matar a planta ou animal a partir da qual é tirada. Eles também praticam  ahimsa, (literalmente: a prevenção da violência), a não-violência, porque qualquer ato de violência contra um ser vivo cria karma negativo que irão afectar negativamente a vida seguinte.

Xintoísmo - 500 aC
Xintoísmo é uma antiga religião japonesa, estreitamente ligada à natureza, que reconhece a existência de vários "Kami" divindades, a natureza. As primeiras duas divindades, Izanagi e Izanami, deu origem ao arquipélago japonês e seus filhos se tornaram os orixás dos vários clãs japoneses. Uma de suas filhas, Amaterasu (Deusa do Sol), é o ancestral da Família Imperial e é considerado como o principal divindade. Todos os Kami são benignos e apenas servem para sustentar e proteger. Eles não são vistos como algo separado da humanidade devido ao pecado, porque a humanidade é "Criança Kami". Os seguidores do Xintoísmo desejam a paz e acreditam que toda vida humana é sagrada. Eles reverenciam "musuhi", o Kami poderes criativos e harmonização, e aspiram a ter "makoto" sinceridade, ou verdadeiro coração. A moralidade baseia-se naquilo que é benéfico para o grupo. Há "quatro Declarações" no Xintoísmo:


  1. Tradição e família: a família é o principal mecanismo pelo qual as tradições são preservadas.
  2. O amor à natureza: a natureza é sagrada e objetos naturais devem ser adorados como sagrados espíritos.
  3. Limpeza física: eles devem tomar banho, lavar as mãos e enxaguar a boca com freqüência.
  4. "Matsuri", festival que homenageia os espíritos.
Fonte: omsakthi.org

Um comentário:

  1. Essas 'informações' a respeito da religião Bahá'í estão absolutamente equivocadas.

    ResponderExcluir