quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Supostas reencarnações no Brasil são estudados por médico americano

Um psiquiatra americano está analisando os casos de duas mulheres brasileiras que acreditam ser reencarnação de vidas passadas. A história foi exibida neste último domingo pela reportagem do programa "Fantástico", da "Rede Globo". A corretora de imóveis Yvone Martha suspeita que é a vida reencarnada de sua tia, morta após ser atingida por uma bomba durante a Segunda Guerra Mundial em Viena, Áustria.

A outra mulher, que preferiu não se identificar, acredita que no passado morreu atropelada por um trem. Nos dois casos, as evidências são a presença de marcas no corpo (no caso de Yvone, um sinal no pescoço que seria a cicatriz deixada pelo explosivo em tia) e comportamento semelhante aos desencarnados na infância.

"Eu tinha uns dois anos de idade mais ou menos. Eu dormia com a minha avó e brigava com ela. Eu abria a gaveta e falava: 'Como você é desordeira e tal'. Aí ela falava: 'Mas como você fala assim comigo?'. Aí eu falava: 'Você não me responda, porque eu sou sua irmã mais velha'", disse Yvone. A data de aniversário da corretora e sua tia é a mesma: 11 de setembro.

Além das duas, cerca de 250 casos parecidos são estudados em todo mundo pelo médico americano -r, da Univesidade da Virgínia, nos Estados Unidos. Em sua análise, o psiquiatra acredita que as crianças até três anos tem uma espécie de janela onde podem ver vidas passadas.

Sinal como evidência de reencarnação já foi tema de novela

A questão sobre a existência ou não da reencarnação, base de religiões como o espiritismo kardecista e o budismo, é tema de novelas de sucesso da "Rede Globo". Atualmente, a reencarnação é o eixo central de "Escrito nas estrelas", exibida às 18h. No caso das duas mulheres citadas na reportagem, um sinal do corpo como evidência de vida passada foi tema da novela "Anjo de mim", exibida em 1996.

No enredo, o personagem Belmiro (Tony Ramos) tentava localizar a reencarnação de sua amada em outra vida, Valentina (interpretada por Carolina Kasting). Uma marca nas costas era o sinal da pessoa na vida atual. No fim, Valentina estava reencarnada na personagem Lavínia (Viviane Pasmanter).

Interesse ocidental na reencarnação crescente


Nova York - Em uma de suas vidas passadas, o Dr. Paul DeBell acredita, ele era um homem das cavernas. O psiquiatra de cabelos grisalhos Cornell tem treinado de forma gentil e grave, e sua aparência, juntamente a isso, ele - o genérico do psiquiatra -  decorou o seu escritório - sofá de couro, granito, mesa de café coberto - faz este pronunciamento parecer particularmente chocante.

Nessa encarnação anterior, "Eu estava indo, indo, indo, e eu tenho comido", disse DeBell, que tem um consultório particular no Upper East Side, onde se especializou em hipnotizar aqueles que desejam recuperar memórias de vidas passadas. DeBell gosta de refletir sobre como as vidas anteriores que podem alterar o sentido de si mesmo. Ele, por exemplo, é mais que um psiquiatra em Nova York do século 21, ele acredita que ele é uma alma eterna, que também habitava o corpo de um monge tibetano e um alemão de consciência que se recusou a trair seus vizinhos judeus no Holocausto.(sfgate.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário