sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Exercícios para fortalecer o joelho

Nenhuma outra articulação do corpo sofre mais estresse durante a corrida do que os joelhos. Por serem os principais responsáveis pela sustentação do peso corporal e pela locomoção, os joelhos são os primeiros a "reclamar" quando o volume de treino aumenta ou quando forçamos demais o ritmo.

A articulação do joelho é formada por ligamentos, tendões e cartilagens que formam uma estrutura capaz de movimentos de extensão, flexão, rotação interna e rotação externa. “Por ser uma estrutura tão complexa, o joelho é mais suscetível a dores”, explica o Dr. Cristiano Laurino, ortopedista especializado em medicina esportiva, pós-graduando pela Unifesp e médico da equipe BM&F de atletismo. “Os pontos frágeis costumam ser o tendão patelar, que manifesta-se com dores na frente do joelho, e o músculo ílio-tibial, que causa as dores na lateral do joelho. Os ligamentos cruzado anterior e cruzado posterior, responsáveis por manter a estabilidade da articulação, também são especialmente importantes na corrida.


Como não existem exercícios específicos para ligamentos e tendões, a melhor maneira de fortalecer o joelho é trabalhar os músculos que o cercam e que estão envolvidos na sua movimentação. Dessa maneira, os ligamentos e tendões também ficarão mais fortes. “O fortalecimento muscular é fundamental”, afirma Mauro Cadarci, coordenador de musculação da Fórmula Academia e fisiologista do exercício da Escola Paulista de Medicina. “Os músculos que envolvem essa região absorvem apenas 17% do impacto total; 83% é recebido pela articulação, o que envolve os ligamentos e tendões. Trabalhando toda a estrutura e deixando o treino o mais próximo possível da corrida, é possível prevenir lesões e melhorar a performance”, diz Luciano D’Elia, preparador físico, preparador físico da Única Academia e responsável, no Brasil, pelo desenvolvimento do Treinamento Funcional, método que trabalha as habilidades físicas exigidas em qualquer esporte, como flexibilidade, força, potência e equilíbrio.

O treino a seguir foi formulado por D’Elia, a pedido de O2. Os exercícios focam os joelhos e sua interação com a corrida e podem ser feitos em casa, no parque ou com acessórios mínimos. O uso de superfícies instáveis e de deslocamentos visa deixar o sistema neurológico mais ágil, trabalhando a propriocepção (capacidade que temos de perceber a posição de nosso corpo no espaço, a cada instante), o equilíbrio e a coordenação.


Exercícios de dor no joelho
A dor do joelho é um problema comumente enfrentado e exercícios de dor no joelho são destinadas a dar relevo a tais pacientes. O seguinte artigo irá fornecer-lhe com dor no joelho como fácil e eficaz de exercícios.
Toda atividade se torna um problema quando você está sofrendo de dor no joelho. A dor é muitas vezes acompanhada de instabilidade do joelho, o que aumenta o problema. Há muitas razões ou melhor, condições médicas responsáveis pela dor do joelho. Alguns dos motivos mais comuns de dor no joelho agudo são artrite, bursite, Tendinite, gota, etc

As condições médicas, como lesões de menisco, osteoartrite, síndrome da banda iliotibial são responsáveis pela dor no joelho lado. Embora as causas variam de acordo com diferentes tipos de dor no joelho, dor no joelho exercícios são os mesmos. No entanto, é melhor consultar seu médico antes de tentar qualquer um dos exercícios abaixo mencionados para reduzir a dor no joelho.

Exercícios para dor do joelho
O objetivo da dor do joelho exercícios não é apenas para reduzir a dor, mas também para fortalecer os joelhos, evitando maiores danos. A maioria das dores no joelho exercícios ajudam a reduzir a dor, através do reforço de uma parte específica do joelho como, o exercício de fortalecimento dos isquiotibiais ajudará a fortalecer a tendões, etc Aqui estão algumas simples dor no joelho e reforço no joelho exercícios para você.

1: Este é o reforço da limitação do exercício. Sente-se ereto em uma cadeira, mantenha os calcanhares no chão. Lentamente, levante os dedos dos pés (dedos apenas, e não todo o pé) e puxar para trás os calcanhares. Isso irá alongar os tendões. Mantenha a posição por 10 segundos e repita o mesmo procedimento duas vezes.

2: Este é um reforço do quadríceps exercício. Deite na cama e começar a fazer os exercícios de perna reta. Não dobre os joelhos, dobrando os joelhos irá aumentar a dor no joelho. Dê uma pausa 5-10 segundos em cada um raise. Repita este exercício 10 vezes, mantendo a posição por alguns segundos de cada vez.

3: Fique em plataforma elevada. Mantenha apenas os dedos de seus pés sobre ele, o resto do seu pé não deve ser sobre a plataforma. Balance-se e, em seguida, empurre lentamente os calcanhares para baixo, sem maceração por completo. Mantenha os joelhos retos, e fazer o exercício por 10 segundos. Após o tempo necessário, levante os calcanhares para cima, pressionando os dedos de seus pés na plataforma.

4: Você vai precisar de mentir sobre seu estômago para este exercício.  "Você precisa deitar de bruços para fazer esse exercicio" Lentamente, levante o seu pé esquerdo e colocá-lo em seu calcanhar direito. Agora, começar a puxar o calcanhar direito para suas nádegas, criando resistência com o pé esquerdo. Mantenha a posição por 10 segundos e depois relaxe. Repita o exercício 10 vezes, com ambos os pés.

 5: Uma toalha enrolada serão necessários para este exercício do joelho. Coloque metade da toalha enrolada em seu pé esquerdo, e depois usar o resto da toalha para puxar seus pés para si com as mãos. Eleve a perna para cima, tanto quanto possível, manter a posição de pelo menos 15 segundos antes de liberá-lo lentamente. Repita o mesmo procedimento com a outra perna. Não se esqueça de manter os joelhos retos ao fazer este exercício.

6: Este é um dos melhores dor no joelho anterior exercícios. Deite-se no estômago e relaxar. Lentamente, levante o dedo do pé para cima, tanto quanto possível, quando completamente levantada, mantenha-o com sua mão e empurre o calcanhar para a nádega. Você vai sentir o estiramento na coxa da frente. Mantenha a mesma posição por aproximadamente 20 segundos. Repita este exercício cinco vezes para cada perna. Leia mais sobre Exercícios para a artrite do joelho.

7: Fique de frente para a parede, sustentar-se com a parede. Agora ponha a perna afetada por trás do pé, virado para a frente. Lentamente, incline seu peso para a frente mantendo ambos os calcanhares no chão. Você sente o estiramento na panturrilha. Mantenha a posição por 20 segundos. Repita o exercício cinco vezes.

Estas foram algumas dores no joelho, fácil e eficaz de exercícios. Você precisa fazer todo o exercício destas diariamente pelo menos 8 semanas, para se livrar da dor do joelho para sempre. Tome cuidado!
Fonte: lifestyles.com.br







Especialistas explicam como joelhos funcionam e como evitar lesão e dor
Quem trabalha no trânsito ou muito tempo sentado deve ter cuidados especiais

G1

Ao correr, engordar ou exagerar na carga ou no impacto sobre os joelhos, a maior articulação do corpo humano costuma sentir as consequências.

Para explicar como ela funciona e dar dicas na tentativa de evitar lesões ou dores, o Bem Estar convidou o ortopedista Gilberto Camanho e o preparador físico e consultor José Rubens D'Elia, que ensinou exercícios para fortalecer essa região.


Quem trabalha no trânsito ou muito tempo sentado deve ter cuidados especiais. No estúdio, o médico explicou o que acontece quando a cartilagem e ossos como a patela sofrem um desgaste. E, nas ruas, a repórter Marina Araújo fez um "raio X" do joelho das pessoas.


É importante treinar o equilíbrio para prevenir lesões, principalmente em idosos, que também são mais suscetíveis à artrite, doença que leva à destruição das articulações e tem influência genética. Entre jovens, os problemas mais comuns são tendinites, bursites e síndrome patelofemoral. Desvios, joelho para dentro (em y) e para fora (cowboy) também ocorrem com frequência.



O salto alto demais pode ser ruim, pois altera o centro de gravidade do corpo, joga-o para a frente e obriga a mulher a colocar o joelho para dentro, comprometendo a articulação. Mas chinelos e sapatos planos podem ser prejudiciais da mesma forma, porque recebem todo o impacto do solo e predispõem a cartilagem ao desgaste.

Por isso, o tênis é o calçado mais indicado pelos especialistas. Saltos mais baixos ou do tipo anabela também são opções para o público feminino.

O diagnóstico de lesões é feito pelo histórico do paciente, por exames físicos e testes como agachar e levantar. Exercícios de reabilitação normalmente envolvem bolas, aparelhos de ginástica e outras atividades.

Testes trazem evidências de que, nos animais, o exercício físico melhora a capacidade respiratória em 39%.

2 comentários:

  1. no exercicio 4 está escrito "Você vai precisar de mentir sobre seu estômago para este exercício" provavelmente isso foi traduzido do ungles que tava escrito alguma coisa assim " you need LIEING ..." que é na verdade "Você precisa deitar de bruços para fazer esse exercicio"

    ResponderExcluir
  2. No exercício 1, depois que eu for puxar os calcanhares eu tenho que levantar o pé.
    Seria melhor se tivessem figuras de cada atividade de fortalecimento.

    ResponderExcluir